Planos privados de saúde deverão pagar valor maior para consultas — Rádio Senado

Planos privados de saúde deverão pagar valor maior para consultas

LOC: OS PEDIATRAS QUE ATENDEM POR PLANOS DE SAÚDE PRIVADOS DEVERÃO RECEBER PAGAMENTO MAIOR PARA AS CONSULTAS QUE PARA O ATENDIMENTO CURATIVO.

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA, E QUE PARTIU DE UMA SUGESTÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.

O projeto busca melhorar o atendimento médico para crianças e adolescentes por planos privados de saúde. O texto determina que a remuneração do pediatra pelo atendimento ambulatorial e preventivo, em consultas regulares, deverá ser maior do que a do atendimento curativo, quando a criança já está doente. Essas consultas deverão incluir avaliação nutricional, psicomotora, visual, auditiva e bucal. A relatora, senadora Rosalva Ciarlini, do Democratas do Rio Grande do Norte, que é médica, destacou que quando os planos de saúde pagam muito pouco por uma consulta, em comparação com outros procedimentos médicos, há uma desvalorização do trabalho do pediatra, desestimulando a formação desses profissionais e gerando escassez na oferta desse serviço essencial para o desenvolvimento da criança. Ciarlini afirmou que a baixa remuneração dos pediatras leva a longas jornadas de trabalho e acúmulo de empregos. Ela disse que o projeto deve estimular as consultas regulares. (CIARLINI) É de fundamental importância para proteção da nossa infância, porque trata exatamente de criar normas de prevenção de acompanhamento do desenvolvimento da criança desde seus primeiros momentos de vida... como pediatra eu sei o que isso representa, porque é uma consulta que acompanha o desenvolvimento, orienta, dá alimentação, pode prevenir muito e consequentemente assim termos um custo de saúde muito menor (REP) Como o texto aprovado substitui o original apresentado pela senadora Patrícia Saboya, do PDT do Ceará, o projeto será votado em turno suplementar na Comissão de Assuntos Sociais, antes de poder seguir para a Câmara dos Deputados. LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS TAMBÉM APROVOU O PROJETO QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS. LOC: ELA VAI FAZER PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR O ACESSO DA POPULAÇÃO A MEDICAMENTOS SEGUROS E DE QUALIDADE, AO MENOR CUSTO POSSÍVEL, E DE PROMOVER O USO RACIONAL DOS REMÉDIOS. LOC: A PROPOSTA É DO SENADOR PAPALEO PAES, DO PSDB DO AMAPÁ. ELE EXPLICOU QUE, COM A APROVAÇÃO DO PROJETO, A POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS, CRIADA POR PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM 1998, DEVERÁ TER FORÇA DE LEI APROVADA PELO CONGRESSO.
01/12/2010, 01h20 - ATUALIZADO EM 01/12/2010, 01h20
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00