Senado comemora o Dia de Solidariedade ao povo palestino — Rádio Senado

Senado comemora o Dia de Solidariedade ao povo palestino

LOC: O SENADO COMEMOROU HOJE O DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO, CELEBRADO EM 29 DE NOVEMBRO. A DATA FOI ESTABELECIDA PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1977.

O PEDIDO FOI FEITO PELO SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT PAULISTA, QUE LEMBROU HAVER UM GRANDE CONSENSO MUNDIAL PARA ACABAR COM A OCUPAÇÃO DOS TERRITÓRIOS PALESTINOS POR ISRAEL.

Atualmente, os palestinos ocupam 21% de seu território original, partilhado para a criação do Estado de Israel em 1947. Para Eduardo Suplicy, é mais do que urgente a criação de um estado palestino livre, com segurança e garantia de livre circulação de pessoas e mercadorias. o senador, que já se reuniu com autoridades israelenses e palestinas, lembrou que o brasil é exemplo, já que aqui os dois povos convivem pacificamente. Por isso, ele acredita que um jogo de futebol entre a seleção brasileira e um time misto formado por palestinos e israelenses simbolizaria a possibilidade de paz na região. (Suplicy) Exorto a todos os chefes de governo dos diversos países que não economizem esforços no sentido de estimular e facilitar o estabelecimento de uma paz justa e duradoura para o Oriente Médio. Um ponto de partida é, tomar como base e fazer cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que regulam a questão.já o senador josé nery, do psol do pará, disse que israel impede a criação de um estado palestino. E isso acontece quando, por exemplo, promove a destruição da infra-estrutura e de plantações em locais onde vivem os palestinos. e essa violência, segundo Nery, também é voltada para outros povos que se solidarizam com a causa palestina. Ele lembrou que, recentemente, um navio que levava ajuda aos palestinos foi interceptado por Israel no mar mediterrâneo. (Nery) Gostaria de deixar como sugestão ao ministério das relações exteriores do novo governo da presidente dilma roussef que o governo de fato reconheça a luta, a autodeterminação e trabalhe de forma mais efetiva pelo reconhecimento do estado nacional do povo palestino como já fizeram os países nórdicos e a suíça dizendo claramente que a palestina tem direito a sua unidade nacional. (repórter) também participaram da homenagem o senador Mão Santa, do PSC do Piauí, o embaixador da delegação especial da palestina e de outros países árabes, e autoridades da organização das nações unidas e do ministério das relações exteriores.
30/11/2010, 03h22 - ATUALIZADO EM 30/11/2010, 03h22
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00