Empresas poderão ter de prestar atendimento personalizado ao cliente — Rádio Senado

Empresas poderão ter de prestar atendimento personalizado ao cliente

LOC: AS EMPRESAS PODERÃO SER OBRIGADAS A OFERECER ATENDIMENTO PERSONALIZADO AO CONSUMIDOR. LOC: É O DETERMINA UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. TÉC: Você quer fazer uma reclamação a uma empresa. Ela só coloca à disposição um número de telefone ou uma página na internet. E quando você liga, se depara com uma gravação; nada de atendimento pessoal. Mas um projeto aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, a CCT, pretende acabar com essa situação. É o que obriga as empresas a oferecerem atendimento personalizado, mesmo que o produto ou serviço tenha sido adquirido pela internet ou pelo telefone. O consumidor teria a possibilidade de ir pessoalmente a uma unidade da empresa ou ligar para agendar um atendimento específico. O relator da proposta, senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, afirma que muita gente tem dificuldade em manusear o telefone ou não tem acesso à internet, e acaba ficando sem condições de exigir os seus direitos. (ZAMBIASI) Tem situações em que exigem de você: o CPF, o número de identidade, o número do contrato e você tem que estar discando ali um telefone. É quase impossível atender a todas as exigências. E me parece uma forma inclusive de o consumidor às vezes desistir da reclamação. (REPÓRTER) O projeto também dá ao consumidor a opção de cancelar um contrato via fax ou por carta registrada, e não apenas pelo telefone ou por meio eletrônico. No caso do telefone, a central de atendimento terá no máximo três minutos de mensagens gravadas, a partir de então um funcionário deve estar na linha para resolver o problema. Tudo para humanizar o processo, segundo Sérgio Zambiasi. (ZAMBIASI) Ele deixa um pouco essa impessoalidade terrível que esses tempos modernos estão nos levando com uma forma fantástica de comunicação, mas ao mesmo tempo um distanciamento e o comércio local de venda. (REPÓRTER) O projeto original, que veio da Câmara, previa a criação de uma nova lei para garantir o atendimento personalizado. Mas o senador Sérgio Zambiasi optou por incluir as novas regras numa lei já existente, o Código de Defesa do Consumidor. O texto sugerido por Zambiasi vai ser agora analisado por outra comissão do Senado, a de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
24/11/2010, 00h35 - ATUALIZADO EM 24/11/2010, 00h35
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