Procurador-geral da República dá parecer contrário a Jader Barbalho — Rádio Senado

Procurador-geral da República dá parecer contrário a Jader Barbalho

LOC: O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA DEU PARECER CONTRÁRIO A JADER BARBALHO. O CANDIDATO AO SENADO CONTESTA A VALIDADE DA FICHA LIMPA NESTAS ELEIÇÕES.

LOC: COM QUASE 1 MILHÃO E 800 MIL VOTOS, JADER BARBALHO FOI O CANDIDATO MAIS VOTADO ENTRE OS QUE TIVERAM SUAS CANDIDATURAS BARRADAS NOS TRIBUNAIS ELEITORAIS.

Às vésperas do 2º turno, permanece o impasse sobre se, afinal de contas, a Lei da Ficha Limpa vale ou não para estas eleições. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide o assunto, continua aumentando o número de processos e recursos de políticos que tiveram suas candidaturas barradas nos tribunais eleitorais. Um dos casos mais emblemáticos envolve Jader Barbalho, que com quase 1 milhão e 800 mil votos para o Senado pelo Pará, teria condições de assumir o mandato, mas precisa antes ser liberado pelo STF. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já enviou ao Supremo seu parecer contrário à pretensão de Jader. O processo dele no Supremo é relatado pelo ministro Joaquim Barbosa, que já se manifestou a favor da Ficha Limpa já nestas eleições, no processo que envolveu Joaquim Roriz e acabou empatado. A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, defendeu em nota oficial que o Supremo decida o assunto antes do 2º turno, mas o Tribunal ainda não tem data marcada para o julgamento. A outra alternativa é esperar que o presidente Lula indique um novo ministro, mas a hipótese também não é bem-vista pelo senador Pedro Simon do PMDB do Rio Grande do Sul. (PEDRO SIMON) Não como quer o presidente do Supremo, esperar que o Lula mande o nome do novo ministro. Mas como é que vai mandar o nome de um novo ministro? Faz bem o Lula em não mandar. Mandar o nome do novo ministro, e aí quererem cobrar do novo ministro, tem um jornal de hoje botando em manchete que tem um cidadão que tá aguardando o resultado do Ficha Limpa, e tá querendo cobrar do Lula que mande alguém pro Supremo. (REP) A última alternativa é que o próprio presidente do Supremo, ministro Cesar Peluso, dê seu voto de minerva contra ou a favor da Ficha Limpa já para estas eleições. Isto pode ser feito após o 2º. turno, e se a decisão for ¿a favor¿ terá efeitos diretos no processo eleitoral de muitos estados, pois confirmará como ¿nulos¿ todos os votos dados para ¿fichas sujas¿. No caso do Pará, como mais da metade dos votos para o Senado serão anulados, o estado terá que fazer uma nova eleição para senador.
20/10/2010, 00h23 - ATUALIZADO EM 20/10/2010, 00h23
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00