Começa horário de verão — Rádio Senado

Começa horário de verão

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO COMEÇOU NESTE DOMINGO E VAI ATÉ 19 DE FEVEREIRO DE 2011. QUEM MORA NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE TERÁ QUE ADIANTAR O RELÓGIO EM UMA HORA.

LOC: VÁRIOS PROJETOS JÁ FORAM APRESENTADOS NO SENADO PARA MUDAR O HORÁRIO DE VERÃO, E QUASE TODOS TIVERAM O MESMO DESTINO: O ARQUIVO.

Que tal todos os estados do país adotarem o horário de verão? Essa proposta foi apresentada em 2003 pelo então senador da Bahia Antonio Carlos Magalhães: a obrigação de adiantar os relógios em uma hora não ficaria restrita às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e seria estendida para os estados do Norte e do Nordeste. (ACM) O transtorno que isso representa para o Nordeste com a diferenciação para o Sul do País. Para uma economia de quase nada ou nada! (REPÓRTER) Antonio Carlos morreu em 2007 e chegou a ver o projeto ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em 2004. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Serviços de Infraestrutura, onde aguarda votação até hoje. O relator, Gilvam Borges, senador do PMDB do Amapá, já anunciou que vai recomendar a rejeição da proposta. Se prevalecer essa posição, a ideia de Antonio Carlos Magalhães seguirá o mesmo caminho de outras propostas que tentaram mudar o horário de verão: o arquivo. Em 1995, o então senador alagoano Guilherme Palmeira, sugeriu a adoção do horário de verão em todo o País e em todos os meses do ano. Já o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lançou em 2003 a proposta de um plebiscito para que os brasileiros pudessem decidir sobre a continuidade da medida. E Maguito Vilela, que foi senador pelo estado de Goiás, queria, no ano 2000, reduzir a área de abrangência do horário de verão. (MAGUITO) Em Goiás, no Distrito Federal e no Tocantins, os dias que excedem a duração da noite são apenas 39 dias. Não haveria necessidade de um horário de verão tão longo. E, se fosse apenas pelos 39 dias justificáveis, a economia gerada não representaria nenhuma vantagem. (REPÓRTER) Você, que vai acordar uma hora mais cedo nos próximos meses, sabe de quem foi a ideia do horário de verão? Em 1784, o inventor americano Benjamin Franklin percebeu que, em alguns meses do ano, o sol nasce quando a maioria das pessoas ainda está dormindo. Ele pensou o seguinte: se todo mundo adiantasse o relógio e acordasse uma hora mais cedo, o resultado seria o melhor aproveitamento da luz do sol, com a economia de velas, já que na época não existia a lâmpada elétrica. Franklin ficou tão empolgado que chegou a sugerir que tiros de canhão fossem disparados todos os dias nas praças só para acordar as pessoas mais cedo. Os vizinhos, claro, protestaram, e o inventor não conseguiu colocar o plano em prática. O horário de verão esperou mais de cem anos para ser adotado oficialmente pela primeira vez: foi em 1916, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
15/10/2010, 12h11 - ATUALIZADO EM 15/10/2010, 12h11
Duração de áudio: 02:49
Ao vivo
00:0000:00