Votação de convite à Erenice Guerra e Dilma é adiada — Rádio Senado

Votação de convite à Erenice Guerra e Dilma é adiada

LOC: OS GOVERNISTAS FALTARAM À SESSÃO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA NESTA QUARTA-FEIRA, E ASSIM FOI ADIADA A VOTAÇÃO DO CONVITE ÀS EX-MINISTRAS DA CASA CIVIL. 

LOC: O PSDB VAI INSISTIR NA OITIVA DE DILMA ROUSSEFF E ERENICE GUERRA SOBRE DENÚNCIA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NO PALÁCIO DO PLANALTO.  

TÉC: Por recomendação do Palácio do Planalto, os senadores da base aliada não compareceram à sessão da Comissão de Constituição e Justiça. A ausência dos governistas foi para evitar a votação dos requerimentos que convidam Dilma Rousseff e Erenice Guerra a prestarem esclarecimentos sobre as acusações de tráfico de influência na Casa Civil. Segundo denúncias, dois filhos de Erenice prestavam assessoria para empresas que fecharam contratos milionários com o governo federal. O autor dos pedidos para o comparecimento de Dilma e Erenice à comissão, senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, negou qualquer revanche eleitoral na insistência da votação dos requerimentos. Reafirmou que as revelações são graves e devem ser acompanhadas pelo Senado. (Adias) O governo tem maioria e pode rejeitar o requerimento se desejar. Mas evitou o desgaste político que provocaria a rejeição desse requerimento. Até porque os governistas sabem que é uma obrigação do Senado Federal esclarecer denúncias tão graves que explodiram contra duas ministras essenciais do governo Lula. Os fatos ocorreram na gestão de Dilma Rousseff e Erenice Guerra. Cabe a ambas esclarecer ao país sobre os fatos ocorridos. (Repórter) O líder em exercício do PT, senador Eduardo Suplicy, de São Paulo, admitiu que houve um pedido do Palácio do Planalto para que os governistas esvaziassem a sessão da Comissão de Constituição e Justiça. Mas afirmou que a orientação do governo é para que todas as denúncias sejam esclarecidas. (Suplicy) Da minha parte não vejo porque razão a Erenice não pudesse vir aqui e explicar tudo que aconteceu. Acredito que seja até o interesse dela expor de maneira transparente tudo o que aconteceu. Se erros foram cometidos, que levaram o presidente Lula a afastá-la do Ministério, que esses erros sejam aqui esclarecidos. (Repórter) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, já antecipou que a base deverá derrubar os requerimentos de convite a Dilma e a Erenice. Ele argumenta que as denúncias já estão sendo investigadas pela Polícia Federal.
06/10/2010, 01h12 - ATUALIZADO EM 06/10/2010, 01h12
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00