Adelmir diz que ampliação do Super Simples ajudaria no avanço da reforma — Rádio Senado

Adelmir diz que ampliação do Super Simples ajudaria no avanço da reforma

LOC: O SENADOR ADELMIR SANTANA, DO DEMOCRATAS DO DISTRITO FEDERAL, DISSE QUE A AMPLIAÇÃO DO "SUPER SIMPLES" E A REDUÇÃO DE IMPOSTOS AJUDARIAM O PAÍS A AVANÇAR MAIS RAPIDAMENTE NA REFORMA TRIBUTÁRIA.

LOC: NESTA SEMANA O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, INFORMOU QUE O GOVERNO DEVE ENVIAR UMA PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA AO CONGRESSO LOGO APÓS O PERÍODO ELEITORAL.

Segundo Guido Mantega, a proposta de reforma tributária do Executivo já está pronta, e o governo aguarda apenas o fim das eleições para encaminhá-la ao Congresso. O ministro avalia que até o final do ano é possível concluir pelo menos uma parte importante da reforma, que é o fim da guerra fiscal entre os estados no que diz respeito às alíquotas do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A ideia é definir, em lei, uma única alíquota nacional para esse tributo. Para o senador Adelmir Santana, do Democratas do Distrito Federal, seja neste ou no próximo governo, não será fácil para o país fazer uma reforma tributária na forma como tem sido discutida. (ADELMIR SANTANA) a reforma tributária como é colocada, ou como vem sendo colocada nos últimos dez anos é praticamente impossível de fazê-la, mas dependendo de como se elegerá o próximo presidente, se fizer no primeiro momento, é possível, numa questão federativa, envolve estados e municípios que cria uma certa dificuldade na hora da divisão do bolo. (Celso) Adelmir Santana sugere algumas medidas que poderiam fazer a reforma avançar desde já, como a ampliação do regime tributário do super simples e a redução de impostos para setores produtivos. (ADELMIR SANTANA) primeiro incluindo novos setores que possam fazer essa opção pelo Supersimples, que muitas instituições ou muitos segmentos não foram contemplados. Outra coisa é diminuir os impostos, quando da diminuição dos impostos de automóveis houve um crescimento, quando nós diminuímos os impostos de material de construção quando diminuímos os impostos da linha branca, temos que ter a coragem de reduzir algumas alíquotas ou reduzir os impostos e as taxas, enfim, dos tributos, para que haja um maior desenvolvimento. (Celso) O modelo do simples nacional, ou Super Simples, é um dos pontos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e unifica 8 tributos nas esferas federal, estadual e municipal, reduzindo a burocracia e a carga de impostos para as pessoas jurídicas que fizerem a adesão a esse regime.
30/09/2010, 07h12 - ATUALIZADO EM 30/09/2010, 07h12
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00