Projeto prevê assistência financeira a estudantes desempregados — Rádio Senado

Projeto prevê assistência financeira a estudantes desempregados

LOC: PREOCUPADA COM A SITUAÇÃO DOS DESEMPREGADOS QUE ESTUDAM EM UNIVERSIDADES PARTICULARES, A SENADORA SELMA ELIAS, DO PMDB DE SANTA CATARINA, APRESENTOU UM PROJETO PREVENDO ASSISTÊNCIA FINANCEIRA A ESSAS PESSOAS.

LOC: A PROPOSTA PREVÊ AINDA O PAGAMENTO DO BENEFÍCIO AOS DEPENDENTES DO TRABALHADOR QUE TAMBÉM ESTEJAM MATRICULADOS EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR.

O projeto da senadora Selma Elias, do PMDB de Santa Catarina aumenta em até cinqüenta por cento o valor do seguro desemprego para o trabalhador desempregado que estiver matriculado em instituição privada de ensino superior, em cursos reconhecidos pelo MEC. Pela proposta, os dependentes do desempregado que também estiverem estudando receberão vinte e cinco por cento do valor do seguro desemprego. O benefício será pago a no máximo dois dependentes. Para justificar a proposta, a senadora alega que são inúmeros os casos de trabalhadores que ficam desempregados e abandonam os estudos ou deixam de pagar a escola dos filhos. Selma Elias lembrou também a falta de políticas públicas para a educação superior. (Selma Elias) "a ausência de políticas públicas e a insuficiente rede pública de ensino, na educação superior e na profissional, condenam anualmente, milhares de trabalhadores à evasão escolar, por absoluta falta de condições financeiras. igualmente difícil é a situação dos dependentes do trabalhador desempregado, que são afastados da sala de aula por inadimplência no pagamento de suas mensalidades às universidades". (Patrícia) - O projeto da senadora deverá ser analisado pelas comissões de Educação e Assuntos Sociais. Se aprovado seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
23/09/2010, 06h50 - ATUALIZADO EM 23/09/2010, 06h50
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00