Comissão aprova projeto para pessoas com mobilidade reduzida — Rádio Senado

Comissão aprova projeto para pessoas com mobilidade reduzida

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU NESTE ANO UMA PROPOSTA QUE TENTA EVITAR SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS.

LOC: A C.I. TAMBÉM APROVOU UMA MEDIDA PARA OFERECER A PESSOAS OBESAS UM ASSENTO EXTRA EM AVIÕES, ÔNIBUS, BARCOS OU TRENS PAGANDO APENAS UM ADICIONAL DE VINTE E CINCO POR CENTO.

Quando aqueles terminais em sanfona, os fingers, não estão disponíveis, os passageiros que normalmente se deslocariam em cadeiras de rodas até a aeronave têm que subir no avião pelas escadas. E acabam sendo carregados por funcionários da companhia aérea ou do aeroporto, numa situação constrangedora, que o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, quer impedir. Azeredo propôs, e a Comissão de Infraestrutura aprovou, que os aeroportos sejam obrigados a oferecer o elevador para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida a entrar nos aviões. A senadora Rosalba Ciarlini, do Democratas do Rio Grande do Norte, diz que, infelizmente, cenas como a que o projeto quer evitar são freqüentes. (ROSALBA) Quando o avião não fica no finger, pessoas sendo carregadas naquelas escadas. vi recentemente a dificuldade imensa de um rapaz com aparelho ortopédico, pra subir aquelas escadas, inclusive levou um tombo, os outros passageiros que ajudaram. Isso não pode continuar. (REP) Já a idéia de permitir a compra de um assento extra com desconto por pessoas com obesidade mórbida é de Serys Slhessarenko. A senadora do PT de Mato Grosso diz que o país precisa ter respeito pelas pessoas obesas. Além de pagarem menos por um lugar adicional, elas terão atendimento prioritário no embarque e desembarque, a exemplo de idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo. O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, concordou com a senadora. (JAYME) Obesos mórbidos são pessoas com saúde frágil e que, portanto, devem receber tratamento especial. As dificuldades causadas pela inadequação dos assentos dos veículos, que impõem aos obesos sofrimento e desconforto, podem ser caracterizadas como uma forma de discriminação inaceitável. (REP) A Comissão de Infraestrutura limitou o benefício a 2 passageiros por avião, ônibus, barco ou trem. Os projetos de lei estão aguardando votação na Comissão de Direitos Humanos.
15/07/2010, 02h43 - ATUALIZADO EM 15/07/2010, 02h43
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00