Relator espera que novo código seja votado na próxima terça — Rádio Senado

Relator espera que novo código seja votado na próxima terça

LOC: O SENADOR RENATO CASAGRANDE, DO PSB DO ESPÍRITO SANTO, RELATOR DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, ESPERA QUE A VOTAÇÃO DA PROPOSTA ACONTEÇA NA SEMANA QUE VEM.

LOC: ESTÁ PREVISTO PARA OS DIAS SEIS E SETE DE JULHO, UM ESFORÇO CONCENTRADO NO SENADO PARA VOTAÇÃO DE MATÉRIAS DE CONSENSO E FRUTO DE ACORDO ENTRE LIDERANÇAS. AO MEIO-DIA DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, SETE DE JULHO, O PLENÁRIO FAZ A TERCEIRA E ÚLTIMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DISCUSSÃO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro César Peluso, pediu ao Senado, no fim de junho, um prazo para que ele e os demais ministros do STF possam conhecer o texto do projeto do novo código de processo penal. O relator da proposta, o senador Renato Casagrande, do PSB do Espírito Santo, considera que a contribuição da principal corte da justiça brasileira é mais do que bem-vinda. Ainda assim, Casagrande espera que a proposta possa ser votada no esforço concentrado que os senadores vão fazer na primeira semana de julho. (Casagrande) O que eu quero é receber sugestões. As sugestões do Supremo Tribunal Federal. Da magistratura brasileira. Isso é fundamental. Eu tenho discutido com a associação dos magistrados do Brasil, associação dos juízes federais do Brasil. Tenho discutido esses assuntos, que são assuntos que interessam no entendimento da nossa proposta, porque a nossa proposta tem que ser um entendimento entre os interessados. (LB) O senador Renato Casagrande disse ainda que a sociedade aguarda por essa votação, uma vez que o carro-chefe da reforma do código do processo penal é tornar a justiça mais rápida e criar barreiras para os mais diferentes tipos de recursos que muitas vezes são usados apenas para adiar a conclusão dos processos judiciais. O senador do Espírito Santo deu como exemplo dessa situação um caso de Pernambuco, onde um homem foi condenado, no início de junho, a 79 anos de prisão por ter matado a ex-mulher. O crime aconteceu há 21 anos.
01/07/2010, 05h42 - ATUALIZADO EM 01/07/2010, 05h42
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00