FGTS poderá ser usado em obras de acessibilidade em residências — Rádio Senado

FGTS poderá ser usado em obras de acessibilidade em residências

LOC: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODERÃO USAR O SALDO DO FGTS PARA EXECUTAR PROJETOS DE ACESSIBILIDADE EM SUAS RESIDÊNCIAS.
LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO DO SUL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.


TÉC (0614 ¿ A 14 ¿ 1¿20¿¿ - Lazaro ¿ CELSO / JAYME CAMPOS) segundo o autor do projeto, o fundo de garantia do tempo de serviço é uma das maiores conquistas no que se refere à proteção do trabalhador brasileiro. Jayme Campos lembrou que, ao longo dos anos, as regras de utilização do FGTS têm sido aperfeiçoadas, com a inclusão de novos dispositivos que prevêem sua liberação em diferentes casos. Para o senador mato-grossense trata-se de uma questão de justiça permitir que esse dinheiro contribua também para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. (JAYME CAMPOS) acho que é o mínimo que podíamos oferecer tendo em vista famílias que têm a necessidade de melhorar seus lares desde a entrada, rampa, porta, banheiros, etc. isso porque o nascimento de um filho com necessidades especiais que seja por exemplo tetraplégico, ou tenha paralisia cerebral, ou seja cego, surdo, mudo, etc. exige a adoção de uma série de cuidados e impõe à família elevados custos financeiros. A mesma realidade vive uma família cujo integrante sofreu um acidente que resulte em algum tipo de incapacidade permanente. (Celso) atualmente a legislação prevê a liberação dos recursos do FGTS em casos como aposentadoria, demissão sem justa causa, morte do trabalhador, aquisição da casa própria e também em situações de enfermidades como AIDS e câncer. O projeto que autoriza a utilização do fundo para adaptações nos imóveis de pessoas com deficiência está em análise na comissão de assuntos sociais.
14/06/2010, 01h28 - ATUALIZADO EM 14/06/2010, 01h28
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00