Minuto Olímpico — Rádio Senado
Programetes

Minuto Olímpico

Demonstrações emocionantes de superação costumam acontecer a cada edição das Olimpíadas. Para marcar os jogos de Tóquio, no Japão, a Rádio Senado apresenta a série Minuto Olímpico. Ao todo, dez programetes com um minuto de duração contam alguns dos momentos mais marcantes da história dos jogos.

São acontecimentos que vão de façanhas que se tornaram simbólicas, como a de Jesse Owens, atleta negro que se tornou o maior campeão dos jogos de 1936, em plena Alemanha nazista, ou a de Abebe Bikila, que, descalço, ganhou a maratona em Roma, a recordes absolutos, como os do nadador americano Michael Phelps e da romena Nadia Comaneci, primeira nota dez na ginástica. A série lembra ainda os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

05/07/2021, 14h00 - ATUALIZADO EM 02/07/2021, 19h39
Duração de áudio: 10:26
COI
10:26Minuto Olímpico
JESSE OWENS
01:00

Transcrição APÓS SER EXCLUÍDA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1920 E 1924, POR CONTA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, A ALEMANHA FOI ESCOLHIDA PARA SEDIAR OS DE 1936.   O EVENTO SERIA UMA OPORTUNIDADE PARA AS PRETENSÕES DO CHANCELER ADOLPH HITLER DE MOSTRAR A “SUPERIORIDADE” DA RAÇA ARIANA.   MAS NO ESTÁDIO OLÍMPICO DE BERLIM, O PRÓPRIO HITLER PRESENCIOU JESSE OWENS, UM ATLETA AFRO-AMERICANO, GANHAR A PROVA DOS CEM METROS RASOS.   JESSE OWENS SAGROU-SE O MAIOR VENCEDOR DOS JOGOS DE BERLIM, COM QUATRO MEDALHAS DE OURO, ALÉM DE SE TORNAR UM DOS MAIORES ÍCONES DOS JOGOS OLÍMPICOS.

COMANECI
01:04

Transcrição NOS JOGOS DE MONTREAL EM 1976 UMA GINASTA ROMENA DE APENAS 14 ANOS CONQUISTOU UM FEITO INÉDITO EM SEU ESPORTE: NOTA DEZ DE TODOS OS JUIZES.   NÁDIA COMENECI OBTEVE O PRIMEIRO SCORE PERFEITO NAS BARRAS ASSIMÉTRICAS.  DE FORMA CURIOSA, APÓS A APRESENTAÇÃO IRRETOCÁVEL, O PLACAR MOSTRAVA A NOTA UM VIRGULA ZERO ZERO.   O QUE ACONTECEU FOI QUE OS FABRICANTES DO PLACAR ACHARAM QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO INCLUIR DOIS DÍGITOS ANTES DA VÍRGULA, JÁ QUE UMA NOTA DEZ ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL.   LOGO O PÚBLICO ENTENDEU QUE SE TRATAVA DE UMA NOTA MÁXIMA.   NÁDIA COMANECI CONSEGUIU A NOTA DEZ SETE VEZES EM SUAS APRESENTAÇÕES.

PHELPS
01:09

Transcrição ...DAS PISCINAS SAIU O MAIS BEM-SUCEDIDO ATLETA OLIMPICO DE TODOS OS TEMPOS.   O NADADOR NORTE-AMERICANO MICHAEL PHELPS SURPREENDEU O MUNDO DOS ESPORTES DESDE SUA PRECOCE APARIÇÃO NAS OLIMPÍADAS DE SIDNEY EM 2000, AOS 15 ANOS.   QUATRO ANOS MAIS TARDE, EM ATENAS, GANHOU SUA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO NOS 400 METROS MEDLEY COM DIREITO A NOVO RECORDE MUNDIAL. EM PEQUIM, QUEBROU O RECORDE DE MARK SPTIZ E CHEGOU OITO VEZES AO TOPO DO PÓDIO.   EM LONDRES, 4 OUROS, 2 PRATAS E MAIS UM RECORDE ABSOLUTO: O ATLETA COM MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS OLÍMPICAS. MICHAEL PHELPS CHEGOU A 28 PÓDIOS COM 23 OUROS, TRÊS PRATAS E DOIS BRONZES, MARCAS QUE DIFICILMENTE UM DIA SERÃO IGUALADAS.

ATENAS
01:00

Transcrição LOC: OS JOGOS DE 2004 MARCARAM O RETORNO DAS OLIMPÍADAS AO SEU BERÇO, EM ATENAS, NA GRÉCIA.   LOC: O EPISÓDIO QUE MARCOU OS JOGOS ACONTECEU NA MARATONA.   LOC: NO CAMINHO PARA O ESTÁDIO OLÍMPICO GREGO, O BRASILEIRO VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA LIDERAVA A PROVA, FALTANDO SETE QUILÔMETROS PARA O FINAL, QUANDO UM PERTURBADO ESPECTADOR O EMPURROU PARA FORA DA PISTA.   LOC: AINDA ASSIM, VANDERLEI COSEGUIU SE MANTER NA PROVA, ENTROU NO ESTÁDIO COMEMORANDO E LEVOU O BRONZE. APÓS O INCIDENTE, VANDERLEI TAMBÉM FOI AGRACIADO COM A MEDALHA PIERRE DE COUBERTIN, POR SEU ELEVADO ESPÍRITO OLÍMPICO.  

BARCELONA
01:07

Transcrição LOC: OS JOGOS DE BARCELONA EM 1992 FORAM OS PRIMEIROS APÓS IMPORTANTES MUDANÇAS POLÍTICAS NO MUNDO COMO O FIM DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL E A QUEDA DO MURO DE BERLIM.   LOC: E UM GESTO DE SUPERAÇÃO ESCREVEU O NOME DE DEREK ANTHONY REDMOND NA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.   LOC: NO MEIO DA PROVA, REDMOND SOFREU UMA LESÃO NA COXA DIREITA, AJOELHOU-SE DURANTE ALGUNS INSTANTES, LEVANTOU- SE E PARTIU PULANDO EM UMA PERNA SÓ, RUMO À LINHA DE CHEGADA. NOS ÚLTIMOS METROS, FOI AMPARADO POR SEU PAI, QUE O AJUDOU A CRUZAR A LINHA FINAL.   LOC: 65 MIL ESPECTADORES APLAUDIRAM DE PÉ A CORAGEM E DETERMINAÇÃO DE REDMOND, UM EPISÓDIO QUE FICOU REGISTRADO NA MEMÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.       

ANTUÉRPIA
01:00

Transcrição LOC: A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM UMA OLIMPÍADA ACONTECEU NOS JOGOS DA ATUÉRPIA, NA BÉLGICA EM 1920.   LOC: UMA DELEGAÇÃO FORMADA POR 21 ATLETAS VIAJOU POR QUASE UM MÊS A BORDO DO NAVIO CURVELLO PARA CHEGAR À EUROPA.   LOC: LÁ, GUILHERME PARAENSE, UM TENENTE DO EXÉRCITO, FOI O PRIMEIRO ATLETA A CONQUISTAR UMA MEDALHA OLÍMPICA PARA O BRASIL: O OURO NA PROVA DE TIRO RÁPIDO.   LOC: NAQUELA EDIÇÃO, ALGUNS ATLESTAS BRASILEIROS CHEGARAM A COMPETIR POR TRÊS MODALIDADES DIFERENTES, COMO ORLANDO AMÊNDOLA E JOÃO JÓRIO, QUE DISPUTARAM PROVAS DE NATAÇÃO, REMO E POLO AQUÁTICO.

BRASIL SALTO TRIPLO
01:01

Transcrição LOC: O SALTO TRIPLO É A MODALIDADE QUE ATÉ HOJE TROUXE O MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS PARA O BRASIL EM OLIMPÍADAS. SEIS NO TOTAL.   LOC: A PRIMEIRA DELAS FOI O OURO CONQUISTADO POR ADHEMAR FERREIRA DA SILVA NOS JOGOS DE HELSINQUE EM 1952. NUM DIA EM QUE ELE QUEBROU O RECERODE MUNDIAL QUATRO VEZES.   LOC: JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA, O JOÃO DO PULO, GANHOU DUAS MEDALHAS DE BRONZE, UMA EM MONTREAL EM 1976 E OUTRA EM MOSCOU EM 1980.  NA RUSSIA UMA CONTROVERSIA MARCOU A DISPUTA: JOÃO TEVE DOIS SALTOS ANULADOS PELOS JUÍZES QUE PODERIAM TER LHE VALIDO A MEDALHA DE OURO E UM NOVO RECRODE MUNDIAL.   

BIKILA
01:03

Transcrição LOC: O HINO OLÍMPICO, ADOTADO EM 1958 PELO COMITÊ INTERNACIONAL, FOI TOCADO PELA PRIMEIRA VEZ OFICIALMENTE NOS JOGOS DE ROMA, EM 1960.   LOC: NA MARATONA, ABEBE BIKILA ESCREVEU SEU NOME ENTRE AS LENDAS DO ESPORTE.   LOC: BIKILA FOI INTEGRADO DE ÚLTIMA HORA À EQUIPE DA ETIÓPIA. CORREU OS 42 QUILÔMETROS DA PROVA DESCALÇO, ATRAVESSOU A CHEGADA SOB O ARCO DE CONSTANTINO EM PRIMERO LUGAR E ESTABELECEU UM NOVO RECORDE MUNDIAL.   LOC: A VITÓRIA DE ABEBE BIKILA FOI DUPLAMENTE SÍMBOLICA: ALÉM DE SER O PRIMEIRO ATLETA NEGRO AFRICANO A GANHAR UMA MEDALHA DE OURO, SEU FEITO FOI CONQUISTADO NO PAÍS QUE TENTOU, SEM SUCESSO, COLONIZAR SUA TERRA NATAL.

BLACK POWER 1968
01:02

Transcrição LOC: UM GESTO SILENCIOSO QUE MARCOU A HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.   LOC: NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS 200 METROS RASOS NA CIDADE DO MÉXICO EM 1968, OS ATLETAS NORTE-AMERICANOS TOMMIE SMITH, MEDALHA DE OURO, E JONH CARLOS, MEDALHISTA DE BRONZE, ERGUERAM O PUNHO CERRADO COM UMA LUVA NEGRA DURANTE A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL.   LOC: O AUSTRALIANO PETER NORMAM, MEDALHISTA DE PRATA, JUNTOU-SE USANDO UM EMBLEMA DO PROJETO OLÍMPICO PARA OS DIREITOS HUMANOS.     LOC: A SAUDAÇÃO BLACK POWER SERVIRIA PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA A SITUAÇÃO DOS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS.   LOC: MAS A RESPOSTA FOI DURA. OS ATLETAS FORAM VAIADOS NO ESTÁDIO E O COMITÊ OLIMPICO EXIGIU A EXPULSÃO DELES.

RIO 2016
01:00

Transcrição AS OLIMPÍADAS DO RIO EM 2016 MARCARAM A PRIMEIRA VEZ EM QUE O BRASIL SEDIOU OS JOGOS. E FOI TAMBÉM APENAS A SEGUNDA EDIÇÃO A ACONTECER NA AMÉRICA LATINA EM TODA A HISTÓRIA.   O BRASIL GANHOU 7 MEDALHAS DE OURO, E 19 NO TOTAL, SENDO O MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS CONQUISTADAS PELO PAÍS NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS.   OS BRASILEIROS CONSQUISTARAM OURO NO VOLEI MASCULINO E O INÉDITO TÍTULO OLÍMPICO NO FUTEBOL. E O CANOÍSTA ISAQUIAS QUEIROZ SE DESTACOU COMO PRIMEIRO BRASILEIRO A GANHAR TRÊS MEDALHAS NA MESMA OLIMPÍADA, DUAS DE PRATA E UMA DE BRONZE.

Minuto Olímpico - Ficha técnica

Produção e redação: Filipe Kafino, Pedro Henrique Costa e Anderson Mendanha

Locução: Jeziel Carvalho, Marluci Ribeiro e Tiago Medeiros

Edição de texto: Leila Herédia

Edição de áudio e mixagem: André Menezes

Transcrição
JESSE OWENS
APÓS SER EXCLUÍDA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1920 E 1924, POR CONTA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, A ALEMANHA FOI ESCOLHIDA PARA SEDIAR OS DE 1936.   O EVENTO SERIA UMA OPORTUNIDADE PARA AS PRETENSÕES DO CHANCELER ADOLPH HITLER DE MOSTRAR A “SUPERIORIDADE” DA RAÇA ARIANA.   MAS NO ESTÁDIO OLÍMPICO DE BERLIM, O PRÓPRIO HITLER PRESENCIOU JESSE OWENS, UM ATLETA AFRO-AMERICANO, GANHAR A PROVA DOS CEM METROS RASOS.   JESSE OWENS SAGROU-SE O MAIOR VENCEDOR DOS JOGOS DE BERLIM, COM QUATRO MEDALHAS DE OURO, ALÉM DE SE TORNAR UM DOS MAIORES ÍCONES DOS JOGOS OLÍMPICOS.

COMANECI
NOS JOGOS DE MONTREAL EM 1976 UMA GINASTA ROMENA DE APENAS 14 ANOS CONQUISTOU UM FEITO INÉDITO EM SEU ESPORTE: NOTA DEZ DE TODOS OS JUIZES.   NÁDIA COMENECI OBTEVE O PRIMEIRO SCORE PERFEITO NAS BARRAS ASSIMÉTRICAS.  DE FORMA CURIOSA, APÓS A APRESENTAÇÃO IRRETOCÁVEL, O PLACAR MOSTRAVA A NOTA UM VIRGULA ZERO ZERO.   O QUE ACONTECEU FOI QUE OS FABRICANTES DO PLACAR ACHARAM QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO INCLUIR DOIS DÍGITOS ANTES DA VÍRGULA, JÁ QUE UMA NOTA DEZ ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL.   LOGO O PÚBLICO ENTENDEU QUE SE TRATAVA DE UMA NOTA MÁXIMA.   NÁDIA COMANECI CONSEGUIU A NOTA DEZ SETE VEZES EM SUAS APRESENTAÇÕES.

PHELPS
...DAS PISCINAS SAIU O MAIS BEM-SUCEDIDO ATLETA OLIMPICO DE TODOS OS TEMPOS.   O NADADOR NORTE-AMERICANO MICHAEL PHELPS SURPREENDEU O MUNDO DOS ESPORTES DESDE SUA PRECOCE APARIÇÃO NAS OLIMPÍADAS DE SIDNEY EM 2000, AOS 15 ANOS.   QUATRO ANOS MAIS TARDE, EM ATENAS, GANHOU SUA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO NOS 400 METROS MEDLEY COM DIREITO A NOVO RECORDE MUNDIAL. EM PEQUIM, QUEBROU O RECORDE DE MARK SPTIZ E CHEGOU OITO VEZES AO TOPO DO PÓDIO.   EM LONDRES, 4 OUROS, 2 PRATAS E MAIS UM RECORDE ABSOLUTO: O ATLETA COM MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS OLÍMPICAS. MICHAEL PHELPS CHEGOU A 28 PÓDIOS COM 23 OUROS, TRÊS PRATAS E DOIS BRONZES, MARCAS QUE DIFICILMENTE UM DIA SERÃO IGUALADAS.

ATENAS
LOC: OS JOGOS DE 2004 MARCARAM O RETORNO DAS OLIMPÍADAS AO SEU BERÇO, EM ATENAS, NA GRÉCIA.   LOC: O EPISÓDIO QUE MARCOU OS JOGOS ACONTECEU NA MARATONA.   LOC: NO CAMINHO PARA O ESTÁDIO OLÍMPICO GREGO, O BRASILEIRO VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA LIDERAVA A PROVA, FALTANDO SETE QUILÔMETROS PARA O FINAL, QUANDO UM PERTURBADO ESPECTADOR O EMPURROU PARA FORA DA PISTA.   LOC: AINDA ASSIM, VANDERLEI COSEGUIU SE MANTER NA PROVA, ENTROU NO ESTÁDIO COMEMORANDO E LEVOU O BRONZE. APÓS O INCIDENTE, VANDERLEI TAMBÉM FOI AGRACIADO COM A MEDALHA PIERRE DE COUBERTIN, POR SEU ELEVADO ESPÍRITO OLÍMPICO.  

BARCELONA
LOC: OS JOGOS DE BARCELONA EM 1992 FORAM OS PRIMEIROS APÓS IMPORTANTES MUDANÇAS POLÍTICAS NO MUNDO COMO O FIM DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL E A QUEDA DO MURO DE BERLIM.   LOC: E UM GESTO DE SUPERAÇÃO ESCREVEU O NOME DE DEREK ANTHONY REDMOND NA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.   LOC: NO MEIO DA PROVA, REDMOND SOFREU UMA LESÃO NA COXA DIREITA, AJOELHOU-SE DURANTE ALGUNS INSTANTES, LEVANTOU- SE E PARTIU PULANDO EM UMA PERNA SÓ, RUMO À LINHA DE CHEGADA. NOS ÚLTIMOS METROS, FOI AMPARADO POR SEU PAI, QUE O AJUDOU A CRUZAR A LINHA FINAL.   LOC: 65 MIL ESPECTADORES APLAUDIRAM DE PÉ A CORAGEM E DETERMINAÇÃO DE REDMOND, UM EPISÓDIO QUE FICOU REGISTRADO NA MEMÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.       

ANTUÉRPIA
LOC: A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM UMA OLIMPÍADA ACONTECEU NOS JOGOS DA ATUÉRPIA, NA BÉLGICA EM 1920.   LOC: UMA DELEGAÇÃO FORMADA POR 21 ATLETAS VIAJOU POR QUASE UM MÊS A BORDO DO NAVIO CURVELLO PARA CHEGAR À EUROPA.   LOC: LÁ, GUILHERME PARAENSE, UM TENENTE DO EXÉRCITO, FOI O PRIMEIRO ATLETA A CONQUISTAR UMA MEDALHA OLÍMPICA PARA O BRASIL: O OURO NA PROVA DE TIRO RÁPIDO.   LOC: NAQUELA EDIÇÃO, ALGUNS ATLESTAS BRASILEIROS CHEGARAM A COMPETIR POR TRÊS MODALIDADES DIFERENTES, COMO ORLANDO AMÊNDOLA E JOÃO JÓRIO, QUE DISPUTARAM PROVAS DE NATAÇÃO, REMO E POLO AQUÁTICO.

BRASIL SALTO TRIPLO
LOC: O SALTO TRIPLO É A MODALIDADE QUE ATÉ HOJE TROUXE O MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS PARA O BRASIL EM OLIMPÍADAS. SEIS NO TOTAL.   LOC: A PRIMEIRA DELAS FOI O OURO CONQUISTADO POR ADHEMAR FERREIRA DA SILVA NOS JOGOS DE HELSINQUE EM 1952. NUM DIA EM QUE ELE QUEBROU O RECERODE MUNDIAL QUATRO VEZES.   LOC: JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA, O JOÃO DO PULO, GANHOU DUAS MEDALHAS DE BRONZE, UMA EM MONTREAL EM 1976 E OUTRA EM MOSCOU EM 1980.  NA RUSSIA UMA CONTROVERSIA MARCOU A DISPUTA: JOÃO TEVE DOIS SALTOS ANULADOS PELOS JUÍZES QUE PODERIAM TER LHE VALIDO A MEDALHA DE OURO E UM NOVO RECRODE MUNDIAL.   

BIKILA
LOC: O HINO OLÍMPICO, ADOTADO EM 1958 PELO COMITÊ INTERNACIONAL, FOI TOCADO PELA PRIMEIRA VEZ OFICIALMENTE NOS JOGOS DE ROMA, EM 1960.   LOC: NA MARATONA, ABEBE BIKILA ESCREVEU SEU NOME ENTRE AS LENDAS DO ESPORTE.   LOC: BIKILA FOI INTEGRADO DE ÚLTIMA HORA À EQUIPE DA ETIÓPIA. CORREU OS 42 QUILÔMETROS DA PROVA DESCALÇO, ATRAVESSOU A CHEGADA SOB O ARCO DE CONSTANTINO EM PRIMERO LUGAR E ESTABELECEU UM NOVO RECORDE MUNDIAL.   LOC: A VITÓRIA DE ABEBE BIKILA FOI DUPLAMENTE SÍMBOLICA: ALÉM DE SER O PRIMEIRO ATLETA NEGRO AFRICANO A GANHAR UMA MEDALHA DE OURO, SEU FEITO FOI CONQUISTADO NO PAÍS QUE TENTOU, SEM SUCESSO, COLONIZAR SUA TERRA NATAL.

BLACK POWER 1968
LOC: UM GESTO SILENCIOSO QUE MARCOU A HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS.   LOC: NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS 200 METROS RASOS NA CIDADE DO MÉXICO EM 1968, OS ATLETAS NORTE-AMERICANOS TOMMIE SMITH, MEDALHA DE OURO, E JONH CARLOS, MEDALHISTA DE BRONZE, ERGUERAM O PUNHO CERRADO COM UMA LUVA NEGRA DURANTE A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL.   LOC: O AUSTRALIANO PETER NORMAM, MEDALHISTA DE PRATA, JUNTOU-SE USANDO UM EMBLEMA DO PROJETO OLÍMPICO PARA OS DIREITOS HUMANOS.     LOC: A SAUDAÇÃO BLACK POWER SERVIRIA PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA A SITUAÇÃO DOS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS.   LOC: MAS A RESPOSTA FOI DURA. OS ATLETAS FORAM VAIADOS NO ESTÁDIO E O COMITÊ OLIMPICO EXIGIU A EXPULSÃO DELES.

RIO 2016
AS OLIMPÍADAS DO RIO EM 2016 MARCARAM A PRIMEIRA VEZ EM QUE O BRASIL SEDIOU OS JOGOS. E FOI TAMBÉM APENAS A SEGUNDA EDIÇÃO A ACONTECER NA AMÉRICA LATINA EM TODA A HISTÓRIA.   O BRASIL GANHOU 7 MEDALHAS DE OURO, E 19 NO TOTAL, SENDO O MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS CONQUISTADAS PELO PAÍS NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS.   OS BRASILEIROS CONSQUISTARAM OURO NO VOLEI MASCULINO E O INÉDITO TÍTULO OLÍMPICO NO FUTEBOL. E O CANOÍSTA ISAQUIAS QUEIROZ SE DESTACOU COMO PRIMEIRO BRASILEIRO A GANHAR TRÊS MEDALHAS NA MESMA OLIMPÍADA, DUAS DE PRATA E UMA DE BRONZE.

Ao vivo
00:0000:00