Samba Francês
O percursionista brasileiro radicado na França Julio Gonçalves abriu o Improviso desta noite com sua peça Samba Arredado. A composição é uma parceria com o guitarrista Sidney Rodrigues, que faz a guitarra e o vocal. A faixa está no álbum Meu Tambor, editado na França em 2021, em uma produção independente.
O carioca Julio Gonçalves chegou a Paris em 1978 e lá construiu sua carreira como percursionista. Ele vem tocando e gravando com alguns dos mais reconhecidos nomes da música popular na França, como Michel Legrand, por exemplo. Também tem levado sua percussão pelos mais importantes festivais de jazz, acompanhando artistas brasileiros como Vinícius Cantuária, Tania Maria e Nazareth Pereira.
Meu Tambor é o primeiro álbum solo de Julio Gonçalves. O disco foi gravado em seu estúdio caseiro em Paris, durante o confinamento da pandemia. Parte do material foi enviado à distância pelos músicos, que estavam em outros países, como Brasil e Itália.
Em Paris vive ainda outro músico que o Improviso destaca no programa de hoje. É compositor francês Nicolá Son. Apaixonado pelo Brasil e pela música brasileira, ele morou dez anos no Rio de Janeiro e aprendeu tudo de samba e choro frequentando os bares da Lapa e de Santa Teresa, onde morava. Son se diz Parioca, um pouco parisiense e muito carioca, como Julio Gonçalves seria, também.
Seleção
1 – Samba Arredado
2 – Cabaça de Água
3 – Je Voudrais Me Divertir
4 – Pé na Jaca
5 – Xote Mineiro
6 – Oui ou No
7 – Papo de Berimbau
8 – De La Capoeira
9 – Carimbó
10 – Papo de Cuíca
11 – Non, Je Ne Regrette Rien
12 – Ensemble
13 – Guereguerô