A educação pelos olhos da OCDE, o Japão e o Brasil — Rádio Senado
Educação Federal

A educação pelos olhos da OCDE, o Japão e o Brasil

O resultado baseado em evidências economiza tempo e dinheiro. Aprender com experiências que já deram certo poupa trabalho e recursos financeiros, evitando o famoso reinventar da roda.

Na área da educação os países da organização para cooperação e desenvolvimento econômico têm muitos casos de êxito para compartilhar. Os relatórios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico para o setor educacional estão disponíveis gratuitamente na internet. Entre os países que fazem parte daquela organização, o caso japonês é sempre lembrado como celeiro tecnológico e paradigma de um modelo educacional sólido e bem-sucedido.

Recentemente o Japão passou por uma atualização do modelo educativo. Os japoneses levam o assunto tão a sério que normalmente as embaixadas no exterior têm diplomatas para cuidar especificamente de questões educacionais. O responsável no Brasil atualmente é Hiroyuki Suzuki. O Educação Federal conversou com ele sobre as mudanças recentes que também poderiam ser aproveitadas, ainda que parcialmente, no Brasil.

21/03/2022, 18h25 - ATUALIZADO EM 22/03/2022, 09h38
Duração de áudio: 10:51
Getty Images/iStockphoto
Ao vivo
00:0000:00