Participação do setor produtivo no desenho curricular de ensino
Na área educacional é comum utilizar a expressão desenho curricular para se referir a um processo de organização e desenvolvimento de um plano educacional. Especialistas da área defendem que o setor produtivo, ou seja, empresas, indústrias ou instituições, participem ativamente desse processo.
Além de favorecer a renovação tecnológica, também traz um olhar prático para a educação. Sobretudo em relação à empregabilidade. Ou seja, permite que o planejamento curricular leve em conta as oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Esse tipo de modelo vem reduzindo o índice de evasão escolar nos locais onde foi adotado.
O Educação Federal conversou sobre a participação do setor produtivo no desenho curricular com Cristina Elsner de Faria. Ela é cientista política e concluiu um doutorado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília. Com mais de 20 anos de experiência em planejamento e gestão de projetos educacionais, já trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento e em outros programas de cooperação internacional. Desde 2017, atua no escritório para o Mercosul do Ministério da Educação da Austrália.