Erradicação do Analfabetismo — Rádio Senado
Educação Federal

Erradicação do Analfabetismo

O Drama do Analfabetismo no Brasil

8 de setembro foi o Dia Mundial da Alfabetização. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a data para relembrar e debater a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

No caso do Brasil existe pouco a comemorar quanto à erradicação do analfabetismo. Mais de 11 milhões de brasileiros acima dos 15 anos de idade não entendem nada do que dizem as palavras escritas.

As profundas desigualdades de renda familiar, faixa etária, raça e até localização geográfica puxam para baixo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Os milhões de analfabetos com 15 anos ou mais de idade já é um número que assusta. Mas é ainda bem maior a quantidade de analfabetos funcionais, que até conseguem ler e escrever, mas são incapazes de interpretar o que lêem e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. Normalmente eles possuem menos de quatro anos de estudo e calcula-se que sejam em torno de 30 milhões de pessoas no Brasil.

O "Educação Federal” conversou sobre esses assuntos com a pesquisadora de indicadores sociais do IBGE, Betina Fresneda.

 

13/09/2021, 18h33 - ATUALIZADO EM 14/09/2021, 11h30
Duração de áudio: 10:01
Ministério da Educação / Arquivo
Ao vivo
00:0000:00