O Sistema Nacional de Educação em debate — Rádio Senado
Educação Federal

O Sistema Nacional de Educação em debate

13/08/2021, 19h03 - ATUALIZADO EM 17/08/2021, 12h50
Duração de áudio: 09:51
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um dos projetos em discussão no Congresso Nacional para criação do Sistema Nacional de Educação é do senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná.  Ele argumenta que o sistema irá racionalizar os gastos com a educação no país e torná-los mais eficientes. Também permitirá, segundo ele, maior nível de articulação entre União, Estados e Municípios na execução de programas educacionais.

Mas há especialistas que consideram um sistema nacional inócuo ou até mesmo negativo por potencializar desvios na utilização dos recursos educacionais. É o caso da Anamaria Camargo, Presidente e Diretora-Executiva do “Instituto Livre Pra Escolher”. Ela alega que um sistema nacional tende a gerar mais despesas com áreas-meio ao invés de redirecionar os recursos para a formação dos estudantes.

No terceiro programa “Educação Federal”, Anamaria compara o modelo brasileiro de gestão educacional com o de outros países e explica por que os resultados no Brasil têm deixado tanto a desejar. Para ela, é hora do país propor reformas estruturais ao invés de simplesmente tentar emendar o que não funciona bem.

Ao vivo
00:0000:00