Bê-á-bá da IA: a importância da inteligência artificial
“Bê-á-Bá da IA: Inteligência Artificial de um jeito simples” é apresentado pelo professor Fernando Melo, especialista no tema e fundador da comunidade Machine Learning Brasília. Disponível em formato podcast, conteúdo também será transmitido às quintas-feiras em FM, dentro do programa Conexão Senado.
Qual a importância da Inteligência Artificial no nosso cotidiano, e como essa tecnologia está moldando o futuro em diversos setores e profissões? Qual o seu impacto na economia e na produtividade de empresas e profissionais? Você sabia que a IA já faz parte do nosso dia a dia há bastante tempo, inclusive em serviços como WhatsApp e Netflix? Essas e outras questões estão no episódio de estreia de “Bê-á-Bá da IA: Inteligência Artificial de um jeito simples”, que a Rádio Senado lança nesta quinta-feira (9).
O debate sobre Inteligência Artificial ganha espaço crescente desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, seguido por inúmeras outras ferramentas capazes de criar textos e imagens por meio da chamada IA “generativa”. Um mercado que avança em ritmo acelerado, com aplicações diversas em praticamente todas as áreas da sociedade. Inovações que trazem benefícios, desafios e ainda muitas dúvidas para instituições públicas e privadas, e para a população como um todo.
E é para descomplicar de vez esse assunto - à primeira vista demasiado técnico ou complexo para o cidadão comum - que a Rádio Senado lança “Bê-á-Bá da IA”. A apresentação é do especialista Fernando Melo, responsável por ministrar cursos sobre o tema para diferentes tipos de público, e habituado a “traduzir” e compartilhar, em linguagem simples e acessível, os principais conceitos, informações, novidades e tendências do setor. Ele é também fundador da comunidade Machine Learning Brasília, grupo atualmente com mais de 2 mil membros, que se dedica a estudar e discutir as técnicas mais eficazes de aprendizado de máquina e suas incontáveis aplicações.
“A Inteligência Artificial não veio para substituir o ser humano, mas para empoderá-lo. Aqueles que aprenderem a usá-la de forma adequada verão sua produtividade crescer”, ressalta Melo. “Na verdade, a IA já faz parte da nossa vida há muitas décadas; a diferença é que agora ela é capaz de gerar novos conteúdos e assumir tarefas que, por enquanto, ainda têm sido feitas pelas pessoas”, conclui o especialista.