Lasier quer regulamentar serviço de transporte individual de passageiros — Rádio Senado
Conexão Senado

Lasier quer regulamentar serviço de transporte individual de passageiros

Alvos de protestos de taxistas e de batalhas judiciais em algumas cidades brasileiras, serviços prestados por aplicativos como o Uber podem ser regulamentados em todo o país. Esse é o objetivo de um projeto de lei apresentado pelo senador Lasier Martins (PDT – RS). O projeto (PLS nº 726/2015) estabelece que o serviço de transporte individual obedeça regras para poder operar nas cidades. Para o senador, é necessário disciplinar a prestação dos serviços de mobilidade urbana que surgiram com a internet.

Para elaborar sua proposta, o senador Lasier utilizou o estudo da Consultoria Legislativa do Senado: “Economia Compartilhada e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: Uma proposta de marco legal”. O estudo, elaborado pelos consultores do Senado, Francisco Schertel Mendes e Frederico Meinberg Ceroy, está disponível no Portal do Senado.

21/01/2016, 07h40 - ATUALIZADO EM 21/01/2016, 07h44
Duração de áudio: 05:14
Marcos Naylan, taxista, e Rogério Wis Freitas, da equipe do Uber, posam para foto.

Tramita no Senado o projeto de lei (PLS) 530/2015 que inclui no Plano Nacional de Mobilidade Urbana o “serviço remunerado de transporte de passageiros não aberto ao público, por intermédio de veículos particulares, para a realização de viagens individualizadas, previamente contratado por meio digital ou não”.

O projeto é de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e regulamenta e organiza o sistema de transporte privado individual a partir de provedores de rede de compartilhamento, tal como o Uber, lançado em 2010 e presente em 320 cidades de 58 países. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado
Ao vivo
00:0000:00