Boletim.leg - Edição das 14h
Dinheiro da Loteria Esportiva pode ir para instituições de longa permanência para idosos. Plenário marca votação do Sistema Nacional de Educação.

Transcrição
DINHEIRO DA LOTERIA ESPORTIVA PODE IR PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
As Instituições de Longa Permanência para Idosos são da mais absoluta importância para prover dignidade a quem delas mais precisa justamente em fase da vida em que há elevado risco de fragilidade
PLENÁRIO MARCA VOTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, SNE, DEVE SER VOTADO PELO PLENÁRIO DO SENADO NO DIA SETE DE OUTUBRO. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
De iniciativa do senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, o projeto que institui o Sistema Nacional de Educação foi aprovado pelo Senado em 2022; e pela Câmara no último dia 3 de setembro. O que chega para análise final dos senadores é um texto alternativo elaborado pelos deputados.
A proposta prevê a criação da CITE, comissão tripartite que envolve União, estados, Distrito Federal e municípios, para conferir mais equilíbrio entre os níveis de governo na hora de definir políticas educacionais. Também prevê as CIBEs comissões bipartites, com os governos de estados e municípios, e institui a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação, INDE, com foco nos sistemas de informação e gestão de dados educacionais. Os estudantes serão identificados pelo número do CPF, o que facilita o monitoramento de sua trajetória escolar.
A relatora é a senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins. Ela destaca a importância e a abrangência do Sistema Nacional de Educação:
(sen. Dorinha Seabra) "Organiza a oferta da educação que hoje é oferecida pelos municípios, pelo Estado, pela União. Define bases para participação colegiada, democrática no âmbito dos municípios, dos estados e da própria União.
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS REALIZOU UMA DILIGÊNCIA EXTERNA NO AMAZONAS PARA APURAR DENÚNCIAS DE ABUSO CONTRA A POPULAÇÃO RIBEIRINHA, QUE TERIAM OCORRIDO DURANTE UMA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA O GARIMPO ILEGAL DE OURO NO RIO MADEIRA. REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI.
O autor do requerimento da diligência, senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, disse no entanto que a operação colocou em risco a segurança da população e prejudicou o meio ambiente.
Além de Plínio, a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, também esteve presente na diligência. Segundo ela, a operação não respeitou os ribeirinhos e violou os direitos das crianças e adolescentes. Agora, a comissão irá elaborar um relatório para ser enviado a órgãos federais e internacionais.
vamos produzir um grande relatório na Comissão de Direitos Humanos, mas saímos de lá também provocados em fazer uma provocação na legislação brasileira, o marco legal precisa ser revisto,
ALÉM DA DILIGÊNCIA NO AMAZONAS, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU A DESTINAÇÃO DE DINHEIRO DA LOTERIA ESPORTIVA PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
As arrecadações líquidas de 3 concursos da loteria esportiva devem ser destinadas às instituições de longa permanência de idosos. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. A relatora da proposta, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, destacou que esse tipo de instituição atende a uma parcela da população extremamente vulnerável.
As Instituições de Longa Permanência para Idosos são da mais absoluta importância para prover dignidade a quem delas mais precisa justamente em fase da vida em que há elevado risco de fragilidade.
O autor do projeto, senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso, ressaltou o crescimento do número de idosos no país.
O Brasil já figura entre os países com maior número absoluto de pessoas idosas do mundo, 33 milhões de pessoas. E a tendência é de crescimento acelerado dessa população nas próximas décadas.
O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

