Boletim.leg - Edição das 22h
Na abertura do Ano Legislativo, presidente do Senado, Davi Alcolumbre, promete trabalho e pede pacificação. Em mensagem ao Congresso, Lula ressalta apoio do Legislativo à reconstrução do país.

Transcrição
NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO, PRESIDENTE DAVI ALCOLUMBRE PROMETE TRABALHO E PEDE PACIFICAÇÃO
Devemos sempre entregar ao povo brasileiro uma vida melhor com trabalho, com saúde, com educação, com segurança e moradia digna.
EM MENSAGEM AO CONGRESSO, LULA RESSALTA APOIO DO LEGISLATIVO À RECONSTRUÇÃO DO PAÍS
... EU SOU ROSÂNGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O PRESIDENTE DO SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, AFIRMOU QUE ESSA SUA SEGUNDA PASSAGEM PELO COMANDO DO LEGISLATIVO SERÁ MARCADA PELA BUSCA DA PACIFICAÇÃO E DA UNIÃO DO PAÍS, EM TORNO DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO.
EM SEU DISCURSO NA ABERTURA DOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL, ELE AINDA DEFENDEU UMA RELAÇÃO HARMÔNICA E RESPEITOSA ENTRE OS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou a construção de soluções para as necessidades do povo brasileiro passa necessariamente pelo respeito à diversidade e ao diálogo, fundamento dos regimes democráticos. Ele ainda elencou os desafios do Legislativo em 2025, como o combate às desigualdades sociais, a geração de emprego e renda, o equilíbrio das contas públicas e a consolidação da economia.
Devemos sempre entregar ao povo brasileiro uma vida melhor com trabalho, com saúde, com educação, com segurança e moradia digna.
Davi Alcolumbre também destacou que todos os poderes da República devem atuar dentro dos limites constitucionalmente previstos e defendeu um Legislativo que fiscalize as ações do Executivo, que proponha aperfeiçoamentos das leis e que também esteja aberto ao debate.
É igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive, levando recursos e investimentos a todas as regiões do Brasil.
A cerimônia de abertura do ano legislativo contou ainda com a leitura das mensagens do Executivo e do Judiciário, além do discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
O TEXTO DA MENSAGEM PRESIDENCIAL DESTACOU A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM INCLUSÃO SOCIAL COMO O PRINCIPAL COMPROMISSO DO GOVERNO. REPÓRTER CESAR MENDES.
A mensagem presidencial, levada ao Congresso pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa e lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado federal Carlos Veras, do PT de Pernambuco, reafirmou a promoção do desenvolvimento econômico com inclusão social como o compromisso central do atual governo.
(deputado Carlos Veras) "O emprego formal tem crescido em todos os setores e em todos os estados da federação. O desemprego está nos menores níveis da série histórica. O salário mínimo voltou a ter ganho e continuará subindo."
Outro destaque foi o protagonismo do Brasil no cenário internacional, com a realização da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado, e o consenso em torno dos temas levados à reunião.
(deputado Carlos Veras) "Combate à fome e à desigualdade, enfrentamento da crise climática, construção de uma nova governança global e a taxação dos super ricos."
A conclusão das negociações do acordo comercial Mercosul-União Europeia e a aprovação da reforma tributária pelo Congresso, após 30 anos de discussões, também foram lembrados.
O PRESIDENTE ELEITO DA CÂMARA ENFATIZOU O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO E DE REGRAS INTERNAS COMO ESSENCIAIS NA BUSCA DO ENTENDIMENTO ENTRE PARLAMENTARES.
HUGO MOTTA PROMETEU DIÁLOGO E EQUILÍBRIO PARA ALCANÇAR CONVERGÊNCIA EM MEIO A DIFERENTES VISÕES E OPINIÕES. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
Ressaltando equilíbrio e esforço para convergência sobre pautas importantes para o país, o novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta manifestou na sessão solene de abertura do ano legislativo a expectativa de conduzir com equilíbrio o trabalho dos próximos dois anos na Presidência da Casa.
Hugo Motta - Nosso desafio é estabelecer convergências sobre as pautas mais relevantes para o Brasil que hão de ser debatidas e decididas em conjunto com o nosso colégio de líderes. A pluralidade de visões e opiniões é natural e salutar dentro da sociedade e do Parlamento. Nossa bússola há de ser a Constituição Federal e o regimento interno.
Hugo Motta classificou a sessão legislativa de 2025 com novos presidentes na Câmara e no Senado como oportunidade de renovação das expectativas e demonstrou gratidão pela confiança dos colegas em sua eleição para o cargo, prometendo dedicação integral na tarefa.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

