Graphic novel de Matthias Lehmann retrata um dos períodos mais sombrios da história do Brasil
Em março de 1964, um golpe instaurou a ditadura militar no Brasil. Em 2024, completam-se 60 anos desse acontecimento, que deu início a um longo e violento período conhecido como “os anos de chumbo”. A expressão inspirou o título de uma das principais apostas da Editora Nemo para este ano: a graphic novel Chumbo, escrita e ilustrada pelo francês Matthias Lehmann. A obra, que remonta aos anos mais sangrentos da história do país, foi inspirada na família brasileira do autor.
Com marcantes traços em preto e branco, Chumbo se passa em Minas Gerais. Quando a história começa, nos anos 1930, somos apresentados à família Wallace. O patriarca, Oswaldo Wallace, dirige suas empresas de mineração com mãos de ferro e é um defensor do movimento integralista. Mais tarde seus dois filhos homens, cuja diferença de idade é de apenas um ano, vão trilhar caminhos completamente opostos, evidenciando as divisões familiares que surgiram nos conturbados anos 1960. Severino, jornalista e escritor, é um militante de esquerda. Ramires, por outro lado, segue os passos do pai e torna-se um apoiador dos militares.
Em destaque também no Autores e Livros, no Encantos de Versos, a poética de Orides Fontela.
Autores no programa: Matthias Lehmann e Orides Fontela.
Transcrição
1ª parte
TEC: VINHETA – ABERTURA
TEC. ABERTURA:
OLÁ, SOU ANDERSON MENDANHA E COMEÇA AGORA MAIS UM AUTORES E LIVROS, QUE HOJE TRAZ UMA CONVERSA COM MATTHIAS LEHMANN SOBRE A GRAPHIC NOVEL CHUMBO. VAMOS JUNTOS!
BG
EM MARÇO DE 1964 UM GOLPE INSTAUROU A DITADURA MILITAR NO BRASIL. EM 2024, COMPLETAM-SE 60 ANOS DESSE ACONTECIMENTO, QUE DEU INÍCIO A UM LONGO E VIOLENTO PERÍODO CONHECIDO COMO “OS ANOS DE CHUMBO”.
A EXPRESSÃO INSPIROU O TÍTULO DE UMA DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES DA EDITORA NEMO PARA ESTE ANO: A GRAPHIC NOVEL CHUMBO, ESCRITA E ILUSTRADA PELO FRANCÊS MATTHIAS LEHMANN, QUE JÁ ESTÁ NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS. A OBRA, QUE REMONTA AOS ANOS MAIS SANGRENTOS DA HISTÓRIA DO PAÍS, FOI INSPIRADA NA FAMÍLIA BRASILEIRA DO AUTOR.
COM TRAÇOS MARCANTES EM PRETO E BRANCO, CHUMBO SE PASSA EM MINAS GERAIS. QUANDO A HISTÓRIA COMEÇA, NOS ANOS 1930, SOMOS APRESENTADOS À FAMÍLIA WALLACE. O PATRIARCA, OSWALDO WALLACE, DIRIGE SUAS EMPRESAS DE MINERAÇÃO COM MÃOS DE FERRO E É UM DEFENSOR DO MOVIMENTO INTEGRALISTA. MAIS TARDE SEUS DOIS FILHOS HOMENS, CUJA DIFERENÇA DE IDADE É DE APENAS UM ANO, VÃO TRILHAR CAMINHOS COMPLETAMENTE OPOSTOS, EVIDENCIANDO AS DIVISÕES FAMILIARES QUE SURGIRAM NOS CONTURBADOS ANOS 1960.
SEVERINO, JORNALISTA E ESCRITOR, É UM MILITANTE DE ESQUERDA. RAMIRES, POR OUTRO LADO, SEGUE OS PASSOS DO PAI E TORNA-SE UM APOIADOR DOS MILITARES.
EU CONVERSEI COM O MATTHIAS LEHMANN SOBRE ESSA OBRA E SOBRE O REGIME MILITAR QUE TEVE INÍCIO EM 1964. VAMOS OUVIR.
TEC. VI - AUTORES E LIVROS_ENTREVISTA
TEC. ENTREVISTA MATTHIAS LEHMANN - CHUMBO 01 – 13’29”
BG
VAMOS FAZER AGORA UMA BREVE PAUSA PARA O INTERVALO NA CONVERSA COM MATTHIAS LEHMANN E DAQUI A POUCO VOLTAMOS.
TEC. INTERVALO – IDA
2ª parte
TEC. INTERVALO – VOLTA
AUTORES E LIVROS DE VOLTA! SOU ANDERSON MENDANHA E AGORA VOCÊ ACOMPANHA AGORA A SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA COM MATTHIAS LEHMANN SOBRE A GRAPHIC NOVEL CHUMBO.
CHUMBO, ESCRITA E ILUSTRADA PELO FRANCÊS MATTHIAS LEHMANN, PUBLICADA PELA AUTENTICA EDITORA, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS. VALE CADA PÁGINA. RECOMENDO E MUITO A LEITURA.
BG
E VAMOS AGORA DE ENCANTOS DE VERSOS, COM A POESIA DE ORIDES FONTELA.
OLÁ!. HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ A POÉTICA DE ORIDES FONTELA, QUE VIVEU DE 1940 A 1998. OP: https://www.youtube.com/watch?v=T3yYi4KnNXM&t=3s&ab_channel=PlaybackMusic
LOC: NATURAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SÃO PAULO, ORIDES FONTELA PUBLICOU SEUS PRIMEIROS VERSOS AOS DEZESSEIS ANOS DE IDADE. FORMADA EM FILOSOFIA, FOI PROFESSORA E BIBLIOTECÁRIA. AUTORA LAUREADA, EM 1983 RECEBEU O JABUTI E, EM 1996, O PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE. EM 2007, O MINISTÉRIO DA CULTURA CONCEDEU-LHE A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL, NA CATEGORIA GRÃ-CRUZ. ABRIMOS NOSSA HOMENAGEM COM O POEMA ROSA: OP: https://www.youtube.com/watch? v=T3yYi4KnNXM&t=3s&ab_channel=PlaybackMusic - OSWALDO MONTENEGRO - LUA E FLOR (INSTRUMENTAL) - POEMA 1
Eu assassinei o nome
da flor
e a mesma flor forma complexa
simplifiquei-a no símbolo
(mas sem elidir o sangue).
Porém se unicamente
a palavra FLOR – a palavra
em si é humanidade
como expressar mais o que
é densidade inverbal, viva?
(A ex-rosa, o crepúsculo
o horizonte.)
Eu assassinei a palavra
e tenho as mãos vivas em sangue.
LOC: ORIDES FONTELA ESTREOU NA POESIA EM 1969 COM O LIVRO TRANSPOSIÇÃO, DE ONDE SELECIONEI PRA VOCÊ OS VERSOS DE FALA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=XKACDay8nsA&ab_channel=PALAVRATOCADA - PROMISES - MAVERICK CITY MUSIC (INSTRUMENTAL) - POEMA 2
Tudo
será difícil de dizer:
a palavra real
nunca é suave.
Tudo será duro:
luz impiedosa
excessiva vivência
consciência demais do ser.
Tudo será
capaz de ferir. Será
agressivamente real.
Tão real que nos despedaça.
Não há piedade nos signos
e nem no amor: o ser
é excessivamente lúcido
e a palavra é densa e nos fere.
(Toda palavra é crueldade.)
LOC: ORIDES FONTELA LANCOU AINDA HELIANTO; ALBA; ROSÁCEA E, EM 1988, O ESCRITOR, POETA E CRÍTICO AUGUSTO MASSI REUNIU TODA A OBRA ANTERIOR DA AUTORA NO LIVRO TREVO. EM 1996, VEIO A LUME TEIA, QUE TAMBÉM REÚNE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DESSA NOTÁVEL POETISA PAULISTA. PRA ENCERRAR, OUÇA AGORA TEMPO: OP: https://www.youtube.com/watch?v=QJJyU6LcXiE&ab_channel =MarceloDaguerre- outono - música instrumental em 432HZ - Marcelo Daguerre - POEMA 3
O fluxo obriga
qualquer flor
a abrigar-se em si mesma
sem memória.
O fluxo onda ser
impede qualquer flor
de reinventar-se em
flor repetida.
O fluxo destrona
qualquer flor
de seu agora vivo
e a torna em sono.
O universofluxo
repele
entre as flores estes
cantosfloresvidas.
– Mais eis que a palavra
cantoflorvivência
re-nascendo perpétua
obriga o fluxo
cavalga o fluxo num milagre
de vida.
LOC: E AGORA EU DEIXO VOCÊ NA COMPANHIA DE MARIA GADU, INTERPRETANDO CANÇÃO DE CAETANO VELOSO: ORAÇÃO AO TEMPO:
ESSE FOI O ENCANTOS DE VERSOS, PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO, DEDICADO
BG
E, ASSIM, O AUTORES E LIVROS DE HOJE VAI FICANDO POR AQUI.
SOU ANDERSON MENDANHA E O AUTORES E LIVROS TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!
TÉC: VI - AUTORES E LIVROS_ENCERRAMENTO