Fronteiras Visíveis conecta o leitor com efemeridade da existência
O Autores e Livros dessa semana destaca “Fronteiras Visíveis", de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro, um livro que pretende conectar o leitor com a efemeridade da existência e as fronteiras que separam a vida e a morte.
Com uma estrutura instigante, o lançamento da Maralto Edições apresenta sete pares de contos inéditos prenunciados por um par de cenas fotográficas e costurados pelo movimento de uma onda. Forças ambivalentes, como o sim e o não, a luz e a sombra, o contentamento e o desencanto, são exploradas tanto nas imagens quanto nos contos.
O programa traz também dicas de leitura e lançamentos. Entre eles, “Grão de Arroz”, um conto de fadas moderno da autora e ilustradora Aline Abreu, e “Gabi de Bigode", novo livro de Tino Freitas e Bruno Nunes, uma história bem-humorada que rompe as tradicionais convenções de gêneros.
Autores no programa: Maíra Lot Micales, Aline Abreu, Tino Freitas, Bruno Nunes, Selton Mello, Marta Gabriel, Sabrina Guzzon, bell hooks, João Anzanello Carrascoza, Juliana Monteiro, Celso de Campos Júnior, Marli Carmen Jachnke, Goethe, Ana Hatherly e Carlos Drummond de Andrade.
Transcrição
1ª parte - PG0300 - AUTORES E LIVROS - P01 - 30 e 31/12/2023
OLÁ, COMEÇA AGORA AUTORES E LIVROS, A SUA REVISTA LITERÁRIA DE TODA SEMANA. NO PROGRAMA DE HOJE DICAS DE CONTOS, ROMANCES, BIOGRAFIAS E POESIA.
SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
EU COMEÇO O PROGRAMA COM UM INCENTIVO: COMO FAZER COM QUE NOSSOS FILHOS LEIAM MAIS?
PARECE UMA TAREFA INGLÓRIA, VERDADEIRAMENTE IMPOSSÍVEL, NÃO É? PRINCIPALMENTE QUANDO A GENTE OLHA PARA NÚMEROS QUE DEMONSTRAM QUE O BRASILEIRO LÊ POUCO.
DE ACORDO COM A 5ª EDIÇÃO DO ESTUDO “RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL”, EM UMA COMPARAÇÃO MÉDIA COM OUTROS PAÍSES, O BRASILEIRO COSTUMA LER SOMENTE CERCA DE QUATRO LIVROS POR ANO, ENQUANTO O CANADENSE LÊ 12, O QUE INDICA UM ÍNDICE DE LEITURA BEM ABAIXO DA MÉDIA.
QUATRO LIVROS POR ANO SIGNIFICA UM LIVRO A CADA TRÊS MESES. MUITO, MUITO POUCO. E A LEITURA, PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANÇAS, É MUITO IMPORTANTE, POIS QUANDO NÃO LEMOS, A GENTE APRENDE E CONHECE MENOS, PERDE INFORMAÇÕES PRECIOSAS E OPORTUNIDADES SEM IGUAL.
E A GENTE SABE QUE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A LEREM É COMPLICADO, PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE EM QUE OS LIVROS TÊM QUE CONCORRER COM SMARTPHONES, TABLETS, TELEVISÃO E VÁRIOS OUTROS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS. E PROIBIR TELAS NÃO ADIANTA E NÃO RESOLVE.
PARA ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA, O PRIMEIRO PASSO É SER EXEMPLO PARA OS FILHOS, SOBRINHOS E OUTRAS CRIANÇAS. NA MINHA CASA, TEMOS LIVROS EM TODOS OS CÔMODOS, DA SALA À COZINHA, PASSANDO PELO BANHEIRO, QUE TEM UM REVISTEIRO MUITO BEM SERVIDO.
ENTÃO, DEIXO AQUI DUAS DICAS PARA QUE AS CRIANÇAS LEIAM MAIS. PRIMEIRO, LEIAM COM ELAS. SENTEM COM UM LIVRO DELAS, LEIAM JUNTOS, LEIAM EM VOZ ALTA, CONVERSEM SOBRE A HISTÓRIA. FAÇA ISSO COM AS CRIANÇAS MAIORES TAMBÉM, QUE JÁ SABEM LER.
A OUTRA DICA, É A DICA DA MAÍRA LOT MICALES, PUBLISHER E AUTORA DE LIVROS-FUNÇÃO COMO "O EDUCADO DO EDUARDO" E "COCÔ, XIXI E PUM". ELA CONTA QUE AS LIVRARIAS SE TORNARAM DESTINOS DE PASSEIOS E QUE SEMPRE COMPRA LIVROS COM OS FILHOS. LIVROS DE TODOS OS TIPOS, DE GIBIS A CONTOS, ATÉ OS GRANDES LIVROS. ELA DIZ QUE ESSA ATITUDE QUE ME LHE DEU A FELICIDADE DE HOJE TER FILHOS QUE LEEM.
ESSE ENTÃO É O INCENTIVO DE HOJE AQUI NO AUTORES E LIVROS, POIS A LEITURA PREPARA NOSSOS PEQUENOS PARA A VIDA, OS AJUDAM A COMPREENDER MELHOR OS SENTIMENTOS E O MUNDO.
ENCERRO COM UMA FRASE DA MAÍRA: “QUEM CULTIVA O AMOR PELA LITERATURA DESDE CEDO, QUE GOSTA DE APRENDER COISAS NOVAS, PODE AUXILIAR NO NOSSO FUTURO E TORNÁ-LO MELHOR”.
BG
E JÁ QUE COMEÇAMOS FALANDO DE INCENTIVO ÀS CRIANÇAS LEREM, QUE TAL DUAS DICAS BEM LEGAIS PARA ELAS?
EU COMEÇO COM “GRÃO DE ARROZ” UM CONTO DE FADAS MODERNO DA AUTORA E ILUSTRADORA ALINE ABREU, PUBLICADO PELA MARALTO EDIÇÕES. UM LIVRO QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E DA IMAGINAÇÃO COMO FERRAMENTAS PODEROSAS PARA ENFRENTAR DESAFIOS NA INFÂNCIA.
O LIVRO EM PROSA CONTA A HISTÓRIA DE BETÂNIA, NASCIDA EM UMA VILA, FILHA DE UMA MULHER DO LUGAR COM UM VENDEDOR DE LIVROS QUE CHEGA DE FORA, ROBERTO, QUE MORRE POUCO ANTES DE SEU NASCIMENTO. A MENINA É CRIADA PELA MÃE COM MUITO CARINHO E COM AS HISTÓRIAS DOS LIVROS QUE ELA LIA COM ROBERTO. AS DUAS LEVAM UMA VIDA TRANQUILA E AMOROSA, MAS CONTAM, UMA VEZ POR ANO, COM A VISITA DA AVÓ DA MENINA, MÃE DE ROBERTO, QUE, RANZINZA E AMARGA, NÃO ENTENDE POR QUE AS CINZAS DO FILHO FORAM JOGADAS AO PÉ DE UMA ÁRVORE, QUE CARREGA TAMBÉM UM BALANÇO ONDE A NETA BRINCA.
PARA ESTUDAR, A MENINA É OBRIGADA PELA MÃE A IR MORAR COM A AVÓ, EM UMA CIDADE MAIOR. A SEPARAÇÃO ENTRE MÃE E FILHA É MARCADA POR MUITA TRISTEZA, MAS PELA ESPERANÇA DA MÃE DE VER A FILHA SE FORMANDO. NA CASA DA AVÓ, A MENINA É TRATADA COM DESPREZO, ALÉM DE SER EXPLORADA NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS.
EM MEIO AO ISOLAMENTO DE UMA NOVA CASA, BETÂNIA FAZ UMA DESCOBERTA TRANSFORMADORA: O UNIVERSO DOS LIVROS. AS PÁGINAS SE TORNAM UM REFÚGIO, PROPORCIONANDO UMA FUGA PARA UM MUNDO DE FANTASIA ONDE A SIMBOLOGIA DA EXPRESSÃO "GRÃO DE ARROZ” PROPORCIONA À MENTE DA MENINA UMA FORMA DE LIBERDADE NUNCA EXPERIMENTADA.
GRÃO DE ARROZ, DE ALINE ABREU, É UM LIVRO LINDO E ENCANTADOR, COM ILUSTRAÇÕES QUE NÃO SÓ ENFATIZAM ASPECTOS DA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM NARRAM VISUALMENTE OS PENSAMENTOS INTERNOS DE BETÂNIA.
VOCÊ ENCONTRA ESSE LIVRO COM FACILIDADE NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS.
BG
MINHA SEGUNDA DICA É "GABI DE BIGODE", NOVO LIVRO DE TINO FREITAS E BRUNO NUNES, UMA HISTÓRIA BEM-HUMORADA QUE ROMPE AS TRADICIONAIS CONVENÇÕES DE GÊNEROS.
PUBLICADA PELA VR EDITORA, NESTA OBRA, OS AUTORES FAZEM UMA ODE À LIBERDADE DE AUTOEXPRESSÃO DAS CRIANÇAS, QUE ROMPE COM AS TRADICIONAIS CONVENÇÕES DE GÊNEROS DO QUE MENINAS E MENINOS DEVEM OU NÃO USAR. AQUI TODOS TÊM BIGODES DIVERTIDOS E DE VÁRIOS ESTILOS, USAM SAIA, ASAS DE FADA, PÉS DE PATO E ATÉ ESCAFANDRO.
COM LEVEZA E BOM HUMOR, GABI, UMA GAROTA ANIMADA QUE TEM MUITO ORGULHO DO PRÓPRIO BIGODE, MOSTRA À FAMÍLIA E AMIGOS A IMPORTÂNCIA DE SER “VOCÊ”, MESMO QUE SEJA DIFERENTE. EM CASA, NA VAN ESCOLAR OU NO COLÉGIO, TODOS ADMIRAM E SE INSPIRAM NA AUTENTICIDADE DA GABI, AFINAL, ELA NÃO TEM MEDO DA OPINIÃO ALHEIA, DESDE QUE SEJA RESPEITADA POR QUEM ELA É.
POR MEIO DE RIMAS E DESENHOS COLORIDOS, OS AUTORES TINO E BRUNO ENSINAM A CRIANÇADA A RESPEITAR AS INDIVIDUALIDADES, TER CORAGEM, EXPRESSAR OS PRÓPRIOS GOSTOS E INCENTIVAM CADA UM A SER TUDO O QUE DESEJA.
"GABI DE BIGODE", ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA VREDITORA.COM.BR E TAMBÉM NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS.
BG
AGORA, TRÊS DICAS DA GABRIELA DE MACÊDO PRA GENTE:
NOTA – Eu me lembro, por Selton Mello
Oi, sou Grabiela de Macêdo e tenho três dicas bem interessantes para hoje.
Eu começo pela biografia de Selton Mello.
Selton Mello comemora seus quarenta anos de carreira com o lançamento da biografia “Eu Me Lembro” cercado por memórias da família, dos amigos e da sua arte. No livro, ele narra sua trajetória em primeira pessoa, em resposta a uma série de perguntas feitas por um time de 40 estrelas da TV, teatro, cinema e literatura, como Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Zuenir Ventura, Marjorie Estiano, Jeferson Tenório e Fábio Assunção.
Ao longo das 344 páginas, Selton revela o “por trás das câmeras (e das cortinas) ” dos principais personagens que já interpretou, dublou e dirigiu. Ele também revela bastidores das gravações e técnicas utilizadas em seus trabalhos, compartilhando detalhes que não costuma compartilhar publicamente
Publicado pela Jambô Editora, o livro está disponível para compra na Amazon e no site da editora: www.jamboeditora.com.br.
NOTA - Liderando o Futuro, por Martha Gabriel
Minha segunda dica é “Liderando o Futuro”, de Marta Gabriel. Aqui, a autora, especialista em inovação, traz como meta transformar o leitor em um indivíduo preparado para o futuro ao abandonar as especulações futuristas e investir em um roteiro claro de navegação, especialmente na era da transformação digital.
Para isso, a obra está dividida em temas que abrangem três dimensões complementares: ampliação da visão; aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam criar estratégias para traçar e pavimentar esse caminho; e desenvolvimento das habilidades necessárias. Com ensinamentos que extrapolam teorias abstratas, Marta Gabriel desmistifica o processo inovador ao apresentar abordagens e insights aplicáveis.
Liderando o Futuro, publicado pela DVS Editora, está disponível para compra na Amazon
NOTA – Eu me amo (eu acho) de Sabrina Guzzon
E eu encerro a minhas dicas de hoje com um livro que fala de insegurança, amor nos tempos contemporâneos e vivências femininas quanto ao amor...
“Eu me amo (eu acho)” de Sabrina Guzzon fala de tudo isso e um pouco mais.
Na obra, a escritora narra a partir da auto ficção histórias de amor, abusos, relacionamentos falidos e a busca sem fim pelo autoconhecimento e por um final feliz. Sabrina une músicas e histórias, assim os capítulos são abertos com trechos de músicas de nomes conhecidos como Emicida, Marilia Mendonça, Iza, Claudinho e Buchecha e Maria Bethânia.
O lançamento da editora Paraquedas traz uma personagem com erros, acertos, fragilidades e traumas presentes na vida de toda mulher. Dessa forma, Sabrina se aproxima de cenários reais ao falar sobre dilemas pessoais e profissionais na primeira pessoa.
O livro está disponível para compra no site da Amazon.
Valeu pessoal, até a próxima.
BG
EU FECHO ESSE BLOCO DE DICAS DE LEITURA COM A DICA DA RITTA ZUMBA: OS LIVROS DE BELL HOOKS.
bell hooks era o pseudônmo da americana Gloria Watkins, escritora nascida em 1952 e falecida em 2021 aos 69 anos. O pseudônimo foi uma homenagem à avó materna, Bell Blair Hooks, e Watkins o grafava em minúsculo como forma de fazer o público prestar mais atenção à suas ideias do que à sua pessoa.
Escritora, professora de Estudos Afro-Americanos, ativista e intelectual, cresceu em uma família pobre no Estado do Kentucky, e durante a infância frequentou uma escola segregada. Se formou na Universidade de Stanford e obteve PhD em Literatura Inglesa na Universidade da California, em Santa Cruz.
Durante seu tempo na universidade, hooks começou a se envolver com o movimento feminista e o ativismo negro. Se tornou uma crítica das teorias feministas predominantes na época, que muitas vezes excluíam as experiências das mulheres negras e outras mulheres de cor - hooks argumentava que o feminismo deveria ser uma luta por liberação de todas as mulheres, independentemente de sua raça, classe social ou orientação sexual.
Ela definia suas obras como ecléticas. Os seus mais de 40 livros e artigos tratam de assuntos variados e sempre atuais, como racismo, feminismo, política, patriarcalismo, pedagogia, crítica literária, amor e capitalismo. Escritas sem jargões e de forma fluente, as obras buscam entrelaçar as noções de raça, gênero e classe.
Bell Hooks dedicou sua vida à justiça social - a luta dela não era só pelas mulheres, mas também ao combate ao racismo e ao sexismo. Ela se dizia feliz por saber através de feedbacks de leitores que de alguma forma seu trabalho ajudava a impactar vidas.
Eu destaco alguns livros de bell hooks que merecem a leitura:
· O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras (Editora Rosa dos Tempos) - Um de seus livros mais vendidos no Brasil, O feminismo é para todo mundo defende que o feminismo precisa ser abraçado por todos os indivíduos para que a sociedade seja mais justa. Na obra, hooks trata de políticas, direitos reprodutivos, beleza, luta de classes e violência.
· Tudo sobre o amor: novas perspectivas (Editora Elefante) - Das produções sobre amor, Tudo sobre o amor: é um dos livros favoritos da própria bell hooks, busca entender o que é o amor — nas relações familiares, românticas, entre amigos e no âmbito religioso.
· E finalizo com E eu não sou mulher? Mulheres Negras e Feminismo (Editora Rosa dos Tempos) - Publicado em 1981, E eu não sou mulher? é um dos trabalhos acadêmicos mais importantes de bell hooks. Nele, a autora discute a intersecção entre raça, sexo, classe social e o impacto disso na vida de mulheres negras. hooks argumenta que os indivíduos têm a habilidade de perpetuar sistemas de opressão e dominação. Assim ela debate, por exemplo, o sexismo dos homens brancos e negros e o racismo entre feministas. O título do livro é uma alusão ao célebre discurso da abolicionista Sojourner Truth, “Não sou uma mulher?”, proferido em 1851, na Convenção dos Direitos da Mulher em Ohio. Na ocasião, Truth afirmou que o ativismo de sufragistas e abolicionistas brancas e ricas excluía mulheres negras e pobres.
Eu leio para vocês um trecho do prefácio da edição de 2015:
Terminar a escrita de E eu não sou uma mulher? e, anos mais tarde, ver o trabalho publicado, quando eu estava com quase 30 anos, marcou o ápice da minha própria luta pela total autorrealização, por ser uma mulher livre e independente. Quando entrei na minha primeira aula de Estudos de Mulheres, com a professora e escritora branca Tillie Olsen, e escutei sua palestra sobre o mundo das mulheres que lutam para trabalhar e ser mãe, mulheres que com frequência eram reféns da dominação masculina, chorei como ela chorou. Lemos seu trabalho seminal “I Stand Here Ironing”, e eu comecei a ver minha mãe e mulheres como ela, todas educadas nos anos 1950, sob um olhar diferente. Mamãe se casou jovem, quando ainda era adolescente, teve bebês nova e, apesar de nunca dizer que era ativista do movimento de libertação da mulher, vivenciou a dor da dominação sexista, e isso fez com que ela incentivasse todas as filhas, nós seis, a nos autoeducarmos, para que fôssemos capazes de cuidar das próprias necessidades materiais e econômicas e jamais sermos dependentes de qualquer homem. Era óbvio que deveríamos encontrar um homem e casar, mas não antes de aprender a tomar conta de nós mesmas. Mamãe, ela mesma refém das amarras do patriarcado, incentivou-nos a nos libertar. Faz sentido, então, que uma imagem de Rosa Bell, minha mãe, agora enfeite a capa desta nova edição.
***
Essa é minha dica de leitura para vocês. Um grande abraço e até próxima.
BG
A GENTE FAZ AGORA UMA BREVE PAUSA PARA O INTERVALO E DAQUI A POUCO VOLTAMOS COM MAIS AUTORES E LIVROS.
2ª parte - PG0300 - AUTORES E LIVROS - P02 - 30 e 31/12/2023
AUTORES E LIVROS DE VOLTA, DE BRASÍLIA PARA TODO BRASIL PELA REDE SENADO DE RÁDIO E PELAS RÁDIOS PARCEIRAS. ESTAMOS TAMBÉM EM PODCAST NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS. SOU ANDERSON MENDANHA E OBRIGADO PELA COMPANHIA.
BG
E A GENTE VOLTA COM O NOSSO LIVRO EM DESTAQUE DA SEMANA. FRONTEIRAS VISÍVEIS, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA E JULIANA MONTEIRO. KARINA ROCHA NOS TRAZ OS DETALHES DESSA OBRA.
Fronteiras Visíveis é um livro que pretende conectar o leitor com a efemeridade da existência e as fronteiras que separam a vida e a morte.
O livro escrito por João Anzanello Carrascoza e a artista visual Juliana Monteiro, a partir de sua estrutura instigante, busca contrastar situações, como o fim de uma vida e o início de uma geração, e desafia as divisas tradicionais da literatura e da fotografia.
Com uma estrutura instigante, o lançamento da Maralto Edições apresenta sete pares de contos inéditos prenunciados por um par de cenas fotográficas e costurados pelo movimento de uma onda.
Forças ambivalentes, como o sim e o não, a luz e a sombra, o contentamento e o desencanto, são exploradas tanto nas imagens quanto nos contos. Uma das cenas retrata uma senhora, de costas, retornando ao mar, simbolizando o fim de uma vida, de um ciclo e de uma geração. A outra cena representa o nascimento da vida, a renovação, com uma criança saindo do mar e caminhando em direção ao leitor.
O projeto nasceu de um novo encontro entre o escritor e a artista visual, fundindo ficção literária e imagem fotográfica. Desta vez, enquanto Carrascoza elaborava os contos para formar um par temático, Juliana foi construindo as duas situações por meio das fotos a fim de que resultassem em cenas com movimento, conforme o leitor as manuseasse.
No conteúdo, os contos carregam o olhar detalhado de Carrascoza para as relações afetivas e as forças ambivalentes que as regem, exploradas em outras de suas obras, com a diferença de que aqui as histórias vão aparecendo em dupla, possibilitando ao leitor uma leitura que contemple de duas maneiras distintas a mesma temática.
“Fronteiras visíveis” reúne fragmentos de descobertas e desencantos. Ou, como preferem dizer os autores, fronteiras entre descobertas e desencantos. Fronteiras essas que, um dia, todos deverão atravessar.
Você encontra “Fronteiras visíveis”, João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro, nas livrarias e portais de livros.
BG
“FRONTEIRAS VISÍVEIS” É UM LIVRO QUE OFERECE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA, VERDADEIRAMENTE SINGULAR. AS FOTOGRAFIAS EM PRETO E BRANCO DA JULIANA MONTEIRO, RETRATANDO DUAS MULHERES, SUA AVÓ E SUA FILHA, E OS TEXTOS PROFUNDOS DE CARRASCOZA MEXEM COM A GENTE, TANTO NA MENTE QUANTO NA ALMA.
É UM LIVRO PARA LER DEVAGAR, COM CALMA, CONTO A CONTO.
EU LEIO PARA VOCÊS UM TRECHO DO CONTO QUE ABRE O LIVRO, “DANÇA”.
NARRADO EM PRIMEIRA PESSOA POR UM PAI QUE VISLUMBRA OS PRIMEIROS PASSOS DA FILHA DE APENAS UM ANO E MEIO, QUE EXPLORA UM MUNDO DE MARAVILHAS, BRINCANDO E DANÇANDO COM SEUS BRINQUEDOS, SEM SE CONECTAR COM A PERDA DA MÃE. AINDA NÃO.
SEM BG
TRECHO DO LIVRO
VOLTA BG
BG
AGORA, FALO DE DOIS LANÇAMENTOS RECENTES QUE JÁ ESTÃO NAS LIVRARIAS E TAMBÉM NOS PORTAIS DE LIVROS, COMO A AMAZON.
DICO, DE CELSO DE CAMPOS JÚNIOR, PUBLICADO PELA GAROA LIVROS, CONTA A HISTÓRIA DE NINGUÉM MAIS, NINGUÉM MENOS QUE PELÉ. O REI DO FUTEBOL JÁ FOI UM DIA CONHECIDO POR DICO, ESPECIALMENTE POR SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS NA INFÂNCIA. QUANDO CRESCEU, DICO SE TORNOU PELÉ, MAS AQUELE MENINO CONTINUOU PRESENTE NO CORAÇÃO DO MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DA HISTÓRIA.
A OBRA DE CELSO DE CAMPOS JR. É ILUSTRADA POR LHAIZA MORENA E INSERE A TRAJETÓRIA E AS CONQUISTAS DE EDSON ARANTES DO NASCIMENTO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TENDO COMO BASE OS FATOS DA VIDA DO ATLETA. O LIVRO TAMBÉM CONTA COM A APRESENTAÇÃO DE FLÁVIA ARANTES DO NASCIMENTO, A FILHA DO REI.
BG
EM AMAZÔNIA - UM CAMINHO PARA O SONHO, A PROFESSORA E ESCRITORA MARLI CARMEN JACHNKE CONTA INFORMAÇÕES VERÍDICAS E APROFUNDADAS, FRUTO DE MUITA PESQUISA E ESTUDO DE CAMPO, SOBRE A CULTURA, A HISTÓRIA E AS TRADIÇÕES DA REGIÃO NORTE DO PAÍS. A AUTORA ACREDITA QUE UM DOS CAMINHOS PARA CONSCIENTIZAR A JUVENTUDE SOBRE A PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É EQUILIBRAR CONHECIMENTO E LUDICIDADE.
A TRAMA É CONTADA POR MEIO DA VOZ DE DANIEL, UM CARISMÁTICO PROFESSOR DE HISTÓRIA, DE JOANA, A SOBRINHA DE DANIEL, QUE É UMA MENINA ÓRFÃ QUE BUSCA SE RECONECTAR COM AS MEMÓRIAS DO AVÔ, E MAIS QUATRO AMIGAS. A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR, OS LEITORES TERÃO CONTATO A HISTÓRIA DE LIDERANÇAS INDÍGENAS, A ARQUITETURA DA REGIÃO, HÁBITOS ALIMENTARES, LENDAS E MAIS, SEMPRE DE MANEIRA LÚDICA.
BG
E VAMOS AGORA DE POESIA, COM O ENCANTOS DE VERSOS, PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO.
OLÁ! PRA ENCERRAR O ANO COM CHAVE DE OURO, HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ MUITA FELICIDADE! OP: https://www.youtube.com/ watch?v=xnfCW0Y4k1E&t=17s&ab_channel=IuryAlencar-Piano%2CTeclado%26Sax
LOC: ISSO MESMO! VOCÊ VAI OUVIR POEMAS INSPIRADOS NA TEMÁTICA, A COMEÇAR PELOS VERSOS DE FELIZ SÓ SERÁ, COMPOSTOS POR GOETHE – POETA ALEMÃO QUE VIVEU DE 1749 A 1832 -, TRADUZIDOS POR PAULO QUINTELA E PUBLICADOS NO LIVRO “CANÇÕES”.: OP: https://www.youtube.com/watch?v= xnfCW0Y4k1E&t=17s&ab_channel=IuryAlencar-Piano%2CTeclado%26Sax - MUSICA FELIZ PARA VIDEOS - Happy Background Music for videos (NO COPYRIGHT) - high-quality!!! - POEMA 1
Feliz Só Será
Feliz só será
A alma que amar.
'Star alegre
E triste,
Perder-se a pensar,
Desejar
E recear
Suspensa em penar,
Saltar de prazer,
De aflição morrer —
Feliz só será
A alma que amar.
LOC: INSPIRADA NO TEMA, A POETISA, ROMANCISTA, ENSAÍSTA E ARTISTA PLÁSTICA ANA HATHERLY - QUE VIVEU DE 1929 A 2015 – COMPÔS A FELICIDADE É UM TÚNEL, POEMA QUE FAZ PARTE DA OBRA “UM CALCULADOR DE IMPROBABILIDADES”.: OP: https://www.youtube.com/watch?v=hIOZ7kta5Ng&ab_channel=OhmHeartMusic - Animação Inspiradora O Poder dos Sentimentos Felicidade - Música Instrumental POEMA 2
o domínio
o erotismo do domínio
do domínio irrisório
mas enorme
submeter
ver tremer
ver o tremor do outro
vencer
o gelo
o desdém
veloz
a felicidade é um túnel
LOC: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – NOTÁVEL POETA MINEIRO QUE VIVEU DE 1902 A 1987 – TAMBÉM ENCONTROU INSPIRAÇÃO NA TEMÁTICA AO COMPOR SÍNTESE DA FELICIDADE.: OP: https://www.youtube.com/watch?v=vyQX28523 HU&ab_channel=VioLiveProdutoraMusical - Minha Felicidade - Roberta Campos | VioLive Beach - POEMA 3
Desejo a você
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.
LOC: NA MÚSICA, O TRIO MELIM DEDICOU AO ASSUNTO A CANÇÃO PEÇA FELICIDADE
BG
E O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI.
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE OS LIVROS QUE COMENTAMOS AQUI HOJE, ACESSE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS.
EU SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA..
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX