Personagens da Independência do Brasil — Rádio Senado
Autores e Livros

Personagens da Independência do Brasil

O Autores e Livros desta semana conversa com Rodrigo Trespach, autor de “Personagens da Independência do Brasil — Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro”, lançamento da Editora 106.

Neste livro, Rodrigo conta os detalhes da independência do Brasil a partir da biografia de nomes como Dom Pedro I, Dona Leopoldina, Chalaça, Frei Caneca, Maria Quitéria e também personagens não tão conhecidos como Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Manuel Marcondes de Oliveira Melo e vários outros que, de uma forma ou de outra, participaram do processo da Independência.

Ao todo são 50 biografias de políticos progressistas e conservadores, religiosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros e funcionários públicos. 

Entre os lançamentos, o destaque é livro “O Estado a que Chegamos”, de João Santana, ex-ministro do governo Collor, que critica o tamanho do Estado brasileiro em uma narrativa que mescla memória, análise, bastidores do poder e uma proposta para o Brasil desatar o nó do desenvolvimento.

E ainda: a obra da poeta paraibana Lenilde Freitas e os detalhes da Biblioteca Digital do Senado Federal. 

Autores no programa: João Santana, Sarah Haywood, Denise Godinho, Rodrigo Trespach e Lenilde Freitas.

17/09/2021, 07h00 - ATUALIZADO EM 17/09/2021, 15h01
Duração de áudio: 28:00
Divulgação
28:00Personagens da Independência do Brasil
1ª parte
10:12
2ª parte
17:48
Ao vivo
00:0000:00