Eduardo Girão oficializa candidatura à presidência do Senado

Da Agência Senado | 27/01/2023, 19h36

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) oficializou nesta sexta-feira (27) sua candidatura à presidência do Senado. A eleição será feita na próxima quarta-feira (1°), após a cerimônia de posse dos novos senadores. O pedido de registro da candidatura do senador foi feito por ofício enviado ao atual presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco.

No documento, Girão afirma que a alternância de poder é saudável e essencial na democracia. “Ouvindo os anseios da sociedade brasileira, desejo colocar meu nome à disposição dos meus pares na Casa revisora, oferecendo uma alternativa que visa principalmente reestabelecer o equilíbrio, a independência e a harmonia entre os três Poderes da República”, comunicou o senador, que, pelas redes sociais, se definiu como candidato independente.

Eleição

Os trabalhos no Senado recomeçam na quarta-feira (1º) com a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022. O início está previsto para as 15 horas. Depois, às 16 horas, começa a reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Tradicionalmente, o registro de candidaturas à presidência do Senado pode ser feito até o início da reunião em que ocorre a eleição.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)