Bagattoli quer explicações do Banco da Amazônia sobre gastos com consultorias
Da Agência Senado | 10/06/2025, 18h55
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) informou que pedirá à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) depoimento do presidente do Banco da Amazônia (Basa), Luiz Cláudio Moreira Lessa, para falar sobre gastos do banco com consultorias.
De acordo com o senador, houve gastos de R$ 183 milhões em 2023 pelo banco em consultorias. Bagattoli também disse que o Basa aplicou R$ 40 milhões no Banco Master, cuja venda ao BRB enfrenta empecilhos legais.
— Nós precisamos de uma explicação do senhor Luiz Cláudio Lessa, que é o presidente do Basa, e todos nós sabemos da grande importância que o Basa tem na Região Norte, principalmente nos sete estados da Amazônia Legal.
Assentamentos
O senador também alertou para a situação dos produtores rurais de Rondônia. Segundo ele, o governo demarca reservas indígenas onde já há assentamentos do Incra.
— Precisamos encontrar um mecanismo para nós resolvermos o problema desses assentamentos, o problema dessas 11 reservas que foram decretadas, e para isso eu não encontro outro mecanismo a não ser o de trocarmos essas reservas com outras áreas, que são áreas devolutas da União que nós temos lá no estado de Rondônia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: