Acervo do 'Diário de Pernambuco' como patrimônio cultural vai a sanção

Da Agência Senado | 15/10/2024, 12h01

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (15), em decisão final, projeto que reconhece como patrimônio cultural material do Brasil o acervo jornalístico do Diário de Pernambuco. O PL 1.205/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, segue para sanção presidencial.

Teresa Leitão explicou que o Diário de Pernambuco, fundado em 1825, é o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa. Ao longo dos seus quase dois séculos de existência, conforme exposição da senadora, o periódico registrou importantes fatos políticos, sociais e culturais do Brasil, sendo uma grande fonte de informação e conhecimento sobre a história da nação. 

— A preservação desse acervo jornalístico é fundamental para assegurar a preservação da história do Brasil e lembrar que a construção do nosso futuro está diretamente ligada ao conhecimento que temos do passado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)