Comissão sobre Mudanças Climáticas debate sistemas alimentares na quinta

Da Agência Senado | 06/09/2024, 09h36

Como relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) propôs audiência pública para debater os sistemas alimentares contemporâneos como mitigação de impactos das mudanças climáticas. O debate ocorrerá quinta-feira (12), às 10h30.

A audiência compõe parte do plano de trabalho da comissão que prevê debates e atividades com a participação dos setores diretamente envolvidos com esse urgente tema da agenda global. 

Segundo o senador, "como em anos anteriores, as mudanças do uso da terra responderam pela maior parte das emissões brutas brasileiras: 48% em 2022, contra 52% em 2021. Somando as emissões por desmatamento e outras mudanças de uso da terra com as do setor agropecuário, conclui-se que a atividade agropecuária responde por 75% de toda a emissão de poluentes no Brasil".

Os sistemas alimentares estão relacionados a maneira de se produzir, distribuir, comercializar e consumir alimentos e fazem parte de um dos eixos do plano de trabalho do colegiado voltado a debater a agricultura, pecuária, suas possibilidades, contribuições e alternativas. Esse eixo tem como propósito compreender e avaliar ações e providências voltadas para a efetivação do combate às mudanças climáticas nesses setores.

Para a audiência pública foram convidados:

    • Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Hugo Caruso;
    • Especialista Sênior de Políticas Públicas do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), Alysson Soares;
    • Presidente da Associação Brasileira de Agricultura Celular (Cell Ag Brazil), Carla Forte Maiolino Molento;
    • Acting Head of International Advocacy da World Wide Fund For Nature (WWF - UK), Clement Metivier;
    • Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Madeira Nogueira;
    • Gerente de Políticas Alimentares da Humane Society International Brazil (HSI), Thayana Oliveira.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)