Teresa Leitão presta homenagem ao artista pernambucano J. Borges
Da Agência Senado | 03/09/2024, 17h00
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) homenageou, em pronunciamento nesta terça-feira (3), o xilogravurista, pintor, cordelista e poeta pernambucano J. Borges, que faleceu em 26 de julho, aos 88 anos. A parlamentar ressaltou que o artista ficou mundialmente conhecido por suas xilogravuras, que eram utilizadas para ilustrar cordéis.
— Em suas obras, J. Borges explora um universo de muito pertencimento para o povo brasileiro, especialmente o do Nordeste e o de Pernambuco. É a história da nossa gente e sua resiliência, ilustrados, talhados e coloridos sob o sol do Sertão. Asa Branca, Mulheres do Sertão, Os Retirantes, Coração de Mãe e A Vida na Floresta são algumas das suas obras que ilustram o que está ao nosso redor e o também o fabuloso em forma de arte popular. [...] O traço firme, certeiro e nordestino de J. Borges permanecerá a guardar emblematicamente as coisas do coração, do Sertão e do Nordeste em todos nós.
Teresa destacou que o artista se tornou Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006, além de ter recebido prêmios na 5ª Bienal Internacional Salvador Valero Trujillo, na Venezuela; a medalha de honra ao mérito da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife; a medalha de honra ao mérito cultural, do Palácio do Planalto; e o Prêmio Unesco.
A senadora também afirmou que J. Borges expôs seu trabalho em diversos países, além de ter ilustrado capas de livros de escritores como José Saramago, Eduardo Galeano e Miguel de Cervantes.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: