Subcomissão discutirá impactos ambientais e econômicos da agropecuária

Da Agência Senado | 20/08/2024, 17h26

A agropecuária, responsável por quase um terço das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, será o tema de uma audiência pública, marcada para esta quinta-feira (22), às 9h. A Subcomissão Temporária para Discutir e Analisar o Mercado de Ativos Ambientais Brasileiros (CMAAtivos), vinculada à Comissão de Meio Ambiente (CMA), se reunirá para debater como políticas públicas e ativos ambientais podem aumentar a renda dos produtores rurais e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), a agropecuária brasileira é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa no país, responsável por cerca de 27% das emissões totais.

A reunião, a ser presidida pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), contará com a participação de especialistas, já confirmados:

  • Alexandre Hoffmann, gerente-geral de Gestão de Portfólios e Programas de PD&I da Embrapa, por videoconferência;
  • Danielle Denny, pesquisadora do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical da Universidade de São Paulo (USP), por videoconferência;
  • Nélson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presencialmente.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Rodrigo Baptista

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)