Audiência pública debaterá analfabetismo e desigualdade no Brasil

Da Agência Senado | 09/07/2024, 15h10

A Subcomissão Permanente para Acompanhar as Políticas de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) fará uma audiência pública interativa nesta quarta-feira (10), às 14h. A audiência foi solicitada (REQ 1/2024) pela senadora Janaína Farias (PT-CE), presidente da subcomissão.

O objetivo é debater a persistência do analfabetismo no Brasil e sua interseção com questões raciais, de classe e territoriais. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos. Deste total, 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Além desse grupo, 46% da população brasileira com mais de 25 anos não completou a educação básica, conforme aponta a Pnad.

Especialistas e pesquisadores da área de educação foram convidados para discutir o tema. Confirmaram participação, por videoconferência:

  • Wagner Santana, consultor de Educação da Unesco
  • Analise de Jesus da Silva, pesquisadora na área de educação de pessoas jovens, adultas e idosas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Debora Cristina Jeffrey, professora e diretora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Gilvanice Barbosa da Silva Musial, líder do Grupo de Pesquisa Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Idosas, Educação Popular, Trabalho e Diversidade (EJAPOD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Instalada neste mês, a subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Educação e Cultura (CE).

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)