Subcomissão sobre ativos ambientais debate proteção da vegetação nativa

Da Agência Senado | 08/07/2024, 09h37

Os ativos ambientais voltados à proteção da vegetação nativa serão debatidos em audiência pública interativa no Senado na terça-feira (9), a partir das 9h. O assunto será discutido pela subcomissão temporária que analisa o mercado de ativos ambientais brasileiros, vinculada à Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Ativos ambientais são investimentos feitos por empresas e organizações com o propósito de mitigar os impactos ambientais de suas operações, mesmo que os benefícios sejam percebidos apenas a longo prazo. O debate desta terça vai analisar os desafios e as potencialidades desses ativos, considerando que o controle do desmatamento é uma das principais medidas domésticas para a proteção do regime climático.

Entre os convidados da audiência, estão o diretor de Concessões do Serviço Florestal Brasileiro, Renato Rosenberg; o diretor de Florestas e Políticas Públicas da Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BV Rio), Beto Mesquita; e a coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás, Elaine Barbosa da Silva.

Esta será a quarta reunião da subcomissão, que tem como presidente o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). O objetivo do colegiado é discutir e propor medidas regulatórias, incentivos econômicos e boas práticas para impulsionar o mercado de ativos ambientais. As medidas também deverão promover a gestão sustentável dos recursos naturais, a preservação ambiental, a conservação da biodiversidade e a proteção do regime climático.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)