Paim destaca queda no desemprego no governo Lula

Da Agência Senado | 03/07/2024, 21h16

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), a queda no desemprego e a criação de empregos formais durante o governo Lula. O senador observou uma significativa melhora no mercado de trabalho e observou que o país alcançou em abril o menor índice de desemprego dos últimos dez anos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego caiu para 6,8%, uma redução de 1 a 2 pontos percentuais em comparação com 2023.

— Em um ano e meio do governo Lula, isso é um excelente sinal de que estamos no caminho certo, com efeito positivo no mercado de trabalho. Batemos o recorde de mais de 100,7 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte dos novos empregos ocorre no mercado formal. Dados da Pnad Contínua mostram que, nos últimos 12 meses, o número de trabalhadores com algum tipo de registro aumentou 4,4%. Enquanto o crescimento de trabalhadores informais foi de apenas 1%. O setor privado criou 958,4 mil novas vagas com carteira assinada — disse.

Paim destacou a importância da queda do desemprego para o desenvolvimento do país e apontou que mais empregos geram maior estabilidade econômica e social. O parlamentar também elogiou a criação de novas vagas formais e afirmou que isso beneficia a economia como um todo, já que aumenta o poder de compra da população e estimula o consumo interno.

— O acesso ao emprego possibilita que mais pessoas saiam da situação de vulnerabilidade, melhorando as suas condições de vida e promovendo mais inclusão social. Se temos mais empregos, temos mais impacto positivo na arrecadação federal, estadual e municipal, beneficiando os governos, que terão mais recursos para investimento em políticas públicas. Além da queda do desemprego nesse período, o governo Lula também estabeleceu um aumento real do salário-mínimo e os programas sociais estão sendo fortalecidos, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. O novo PAC está aí, e os investimentos estrangeiros estão sendo atraídos. É claro que ainda falta muito, muito, mas os horizontes são promissores — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)