Arns se solidariza com escritora Roseane Murray, vítima de três pitbulls

Da Agência Senado | 09/04/2024, 19h47

O senador Flávio Arns (PSB-PR) manifestou solidariedade com a escritora Roseana Murray e sua família, em Plenário nesta terça-feira (9). Ela foi vítima de um ataque por parte de três cães da raça pitbull quando saía para fazer sua caminhada na última sexta-feira (5), na cidade de Saquarema (RJ). Roseana perdeu o braço direito e a orelha direita, além de sofrer vários outros ferimentos. De acordo com o senador, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura (CE), o último boletim hospitalar informava que o quadro de saúde da escritora é estável.

Arns afirmou que é lamentável que a lei da focinheira, que já existe no Rio de Janeiro, seja sistematicamente desrespeitada. Ele disse que a falta de fiscalização adequada e a ausência de penalidades efetivas para os donos de cães que atacam outras pessoas resultam em tragédias que poderiam ser evitadas. Conforme informou o senador, uma amiga da escritora contou que os três cães já tinham atacado outras pessoas – o que evidenciaria o risco da falta da focinheira em cães bravos. Os donos dos pitbulls estão presos.

— O caso de Roseana é uma triste demonstração das consequências desastrosas do descumprimento [dessa lei] — registrou o senador..

Segundo Arns, Roseana Murray tem 73 anos e é dona de uma trajetória que contribui para a educação e para a cultura em nosso país. Ela é autora de mais de 100 livros voltados para o público infantil, entre os quais Fardo de Carinho e Balaio de Felicidades. Além de coordenar uma oficina de literatura para professores, Roseana já recebeu vários prêmios literários ao longo de sua carreira.

— Sua paixão pela literatura e seu compromisso em capacitar professores e inspirar jovens escritores são exemplos para todos nós. Nos unimos à sua família e amigos em oração e esperamos que Roseana tenha uma pronta recuperação — concluiu Arns.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)