Confúcio Moura cobra ações efetivas em favor da Amazônia

Da Agência Senado | 08/04/2024, 17h08

Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) cobrou medidas para o desenvolvimento econômico da Amazônia. Ele afirmou que é preciso “sair do discurso romântico, poético e falacioso” e agir de forma efetiva em favor da região, que ainda registra péssimos indicadores sociais, embora conte com “recursos e oportunidades infinitas” em diversos setores.

Com 26 milhões de habitantes, a Amazônia exige o desenvolvimento e a continuidade de pesquisas de forma adequada, defendeu Confúcio Moura. O senador lamentou que a região ainda sofra com o desmatamento ilegal, baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, saneamento básico deficiente e carência alimentar, o que indica um "verdadeiro paradoxo brasileiro", tendo em vista que a região pertence a um país que se destaca na produção mundial de alimentos.

Confúcio Moura destacou que os recursos da pesquisa científica, biotecnologia e preservação das florestas, que poderiam incentivar a riqueza das populações locais, são dirigidos a poucos e acabam contingenciados pela União para pagamento de juros da dívida, o que prejudica de maneira decisiva o desenvolvimento da Amazônia.

— Contingenciar recurso de estados já pobres prejudica a educação, a tecnologia, o acesso à internet, a infraestrutura das cidades, o saneamento básico, o combate às desigualdades, a redução das injustiças sociais. Na Amazônia, as oportunidades são infinitas, a pobreza não combina com a preservação ambiental. Primeiro deveremos oferecer ao homem da Amazônia as condições mínimas de sobrevivência e dignidade, para depois cobrar conscientização para defender a floresta em pé como ativo importante. O caboclo precisa ver a cara da riqueza na prática, sendo inserido na economia para preservar a Amazônia — afirmou.

Confúcio Moura disse ainda que “há muito discurso e muita teoria”, mas que são necessários, na prática, benefícios palpáveis para que as comunidades tradicionais possam atuar como guardiãs seculares das florestas. O senador concluiu que é preciso colocar a Amazônia no Orçamento da União e ter como parceiros entidades sérias que trabalham em favor da região, além de ações que valorizem as riquezas locais e favoreçam o desenvolvimento social e econômico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)