Adiada participação do ministro do Turismo na CDR

Da Agência Senado | 02/04/2024, 09h43

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) adiou nesta terça-feira (2) a reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino. A participação do titular da pasta foi remarcada para 23 de abril, às 9h30. No encontro, o ministro deve apresentar ações e projetos do órgão, além de falar sobre as prioridades do setor.

Deputado federal licenciado Celso Sabino, do União-PA, tomou posse no Ministério do Turismo em 3 de agosto do ano passado. Ele assumiu o cargo no lugar da deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ).

Em 2023, Sabino compareceu duas vezes em audiências da CDR para falar sobre os planos da sua gestão, em 22 de agosto, e para debater os impactos da reforma tributária no setor de turismo, em 26 de setembro.

A nova audiência foi solicitada pelo próprio ministro por meio de ofício. Conforme a Constituição Federal (art. 50, §1º) e o regimento interno do Senado, a vinda de ministros de Estado ao Congresso pode ser feita por meio de convite, convocação ou iniciativa própria do titular da pasta.

Avanços do setor

Ainda em recuperação dos efeitos da pandemia, o setor de turismo no país tem tido altas graduais. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas cresceram 6,9% em 2023. O valor se encontra 3,6% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 3,7% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).

Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro do ano anterior, houve expansão da atividade turística de 1,4% No acumulado do ano, dez estados tiveram taxas positivas, especialmente Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (15%), Bahia (11,4%), Paraná (10%) e São Paulo (6,5%).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)