Kajuru alerta para possível radicalização política nas eleições munícipais

Da Agência Senado | 14/03/2024, 09h39

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento na quarta-feira (13), que é preciso superar o desafio da radicalização política nas eleições municipais que serão realizadas em outubro. Para o parlamentar, é preciso que o eleitor faça uma escolha baseada na efetiva capacidade dos candidatos.

— Sobretudo nas principais capitais com maior peso político e econômico, o debate ideológico mais acirrado será sem dúvida inevitável, pelo que já se percebe no jogo político. Resta torcer para que o embate, mesmo que contundente, obedeça minimamente a princípios civilizatórios, o que, convenhamos, está difícil por causa da guerra de desinformação e dos discursos de ódio que grassam nas redes sociais lamentavelmente. Que a Justiça Eleitoral haja com rigor no combate aos excessos, seja de qual lado for.

Kajuru ressaltou que, para que as cidades não sejam reféns de campanhas centradas na radicalização política, o eleitor precisa cobrar que os candidatos tenham proposições factíveis, concretas e vinculadas ao cotidiano do município. Para o senador, é dever de cada brasileiro contribuir para a redução da polarização e a promoção de um ambiente mais harmonioso e construtivo durante as eleições.

— Obviamente todos os cidadãos devem trabalhar com a mesma finalidade. Trata-se então de obrigação coletiva, em que alguns têm mais responsabilidade — as lideranças políticas e religiosas, a imprensa e as plataformas de redes sociais — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)