Ana Paula Lobato comemora redução da fome no Brasil durante governo Lula

Da Agência Senado | 14/03/2024, 10h15

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) celebrou, em pronunciamento em Plenário na quarta-feira (13), a redução da fome no Brasil. A senadora destacou que a conquista é atribuída à “luta do governo Lula”, que começou em 2003, ainda em seu primeiro mandato como presidente da República.

— Logo no início, essa política pública social, que chegou como o [Progama] Fome Zero, atendia apenas a uma cidade no interior do Piauí. Foi quando começou a longa batalha para a retirada do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome das Nações Unidas. Ali, marcava-se a chegada de uma série de políticas públicas sociais que seriam implementadas para erradicar a fome e a miséria no Brasil — lembrou.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ), 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome e 20 milhões reduziram a insegurança alimentar moderada em 2023. O resultado do estudo, solicitado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), representa diminuição de 30% da insegurança alimentar total no país, segundo a senadora.

De acordo com Ana Paula, embora o Brasil ainda não esteja completamente livre da fome, os esforços do governo e suas políticas públicas eficazes, como a ampliação do Bolsa Família, têm sido fundamentais nessa jornada. Ele observou que em fevereiro, mais de 1,2 milhão de famílias no Maranhão foram beneficiadas pelo programa, totalizando mais de 21 milhões em todo o país.

— Ainda não estamos totalmente fora do Mapa da Fome, mas este é um dado que precisa, sim, ser comemorado, porque é resultado de uma série de políticas públicas assertivas do presidente Lula, relacionadas, por exemplo, à queda do desemprego, à diminuição da inflação dos alimentos e, claro, ao Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)