Borda da Mata é a Capital Nacional do Pijama, aprova CE

Da Agência Senado | 12/03/2024, 13h17

O município de Borda da Mata, em Minas Gerais, poderá ser reconhecida com o título de Capital Nacional do Pijama. É o que estabelece o projeto de lei (PL)  5.301/2023, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) nesta terça-feira (12). A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados, a menos que haja pedido para votação no Plenário do Senado. 

Do senador Carlos Viana (Podemos-MG), o PL 5.301/2023 recebeu relatório favorável de Styvenson Valentim (Podemos-RN), lido pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). Amin explicou que Borda da Mata, no Sul de Minas, é um importante polo de confecção de pijamas há décadas e sua produção é reconhecida pela qualidade e durabilidade. 

— A cidade também se tornou um importante centro de distribuição e comércio, conectando a produção local a lojas e consumidores em todo o país. Isso resultou em um impacto econômico significativo para a região, impulsionando o crescimento e a prosperidade de seus habitantes e tornando-se uma fonte vital de empregos e desenvolvimento econômico para a cidade e suas redondezas. 

Para o senador a aprovação do projeto vai fortalecer tanto a identidade cultural da região quanto promover a produção de pijamas como um meio de sustento econômico e um atrativo turístico essencial para a comunidade local no município de Borda da Mata.

A CE que teve os trabalhos conduzidos nesta terça pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)