Bagattoli critica decisões do STF sobre empresas investigadas na Lava Jato

Da Agência Senado | 06/03/2024, 14h02

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) declarou em pronunciamento no Plenário na terça-feira (5) estar preocupado com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente sobre a medida que permitiu a renegociação dos acordos de leniência concedidos a empresas envolvidas em casos de corrupção. O parlamentar citou a JBS e a Odebrecht, investigadas na operação Lava Jato. 

— A gente está vendo pelo Brasil afora que parece que os valores estão invertidos. As pessoas de bem estão sendo encurraladas, e as pessoas do mal, que causaram o mal neste país, que roubaram os cofres públicos neste país, estão se saindo "de boa", parecendo que não está mais acontecendo nada — disse. 

Ao falar sobre a situação econômica do país, o senador alertou para riscos de crise no agronegócio, destacando a queda na produção de soja, que, na opinião dele, vai gerar impactos desde a agricultura familiar até os grandes produtores. Segundo o parlamentar, “a produção de soja não deve chegar a 140 milhões de toneladas”. Bagattoli também destacou que diversas empresas no país já enfrentam crise, citando como exemplo a situação das companhias aéreas. 

— Nós só temos três empresas aéreas funcionando: a Azul, a Gol e a Latam. [...] Eles mesmos declararam que estão com um déficit de R$ 50 bilhões. O que vai acontecer é outra situação, uma crise aérea. E, principalmente, nós da Amazônia — a Amazônia Legal corresponde praticamente por 57%, 58% do território nacional, com 36 milhões de pessoas distantes dos grandes centros do país — estamos sofrendo demais com essa questão de voos na Região Norte — enfatizou. 

O senador ainda prestou homenagem às mulheres em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8). Ele estendeu os cumprimentos a todas as mulheres do Parlamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)