CE aprova nome do físico César Lattes no 'Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria'

Da Agência Senado | 05/03/2024, 13h22

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto que insere o físico Cesare Mansueto Giulio Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O PL 1.631/2022, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto será enviado para sanção.

Conhecido como César Lattes, o físico nasceu em Curitiba em 11 de julho de 1924. Ele concluiu o curso de física e matemática na Universidade de São Paulo (USP), em 1943. Junto a outros dois pesquisadores, Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, o brasileiro comprovou a existência da partícula subatômica méson pi (píon). Além disso, destacou-se como um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para homenagear o físico, o CNPq nomeou a plataforma utilizada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes. Ele morreu em Campinas (SP) em 8 de março de 2005.

“Até hoje lembrado por mudar os rumos da física, dando espaço para o surgimento de um novo campo de estudos, e pelos seus esforços em desenvolver a educação e a ciência de ponta no Brasil, não há dúvida, pois, que a homenagem ora proposta é justa e meritória”, afirma Pontes em seu parecer.

Na reunião, o relator também defendeu o aumento do Orçamento para as áreas de ciência e tecnologia e o incentivo dessas atividades nas escolas. Segundo ele, os recursos para pesquisa e desenvolvimento costumam ser os primeiros a serem cortados quando há pouco espaço no orçamento público.

— Nós precisamos ter ainda no Brasil um Prêmio Nobel. Temos cientistas de altíssimo gabarito, César Lattes é um desses exemplos. Para que a gente consiga fazer isso, o desenvolvimento da ciência precisa ser apoiado aqui por essa Casa, assim como por todos os setores do país — declarou o relator.

Livro 

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O livro é destinado ao registro do nome de brasileiros e brasileiras que tenham oferecido à vida para a defesa e a construção do país, com dedicação e heroísmo, como determina a Lei 11.597, de 2007.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)