Confúcio Moura defende produção de hidrogênio verde para geração de energia

Da Agência Senado | 04/03/2024, 18h04

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou em Plenário, nesta segunda-feira (4), a evolução da energia no Brasil. O senador enfatizou que diversas formas de energia foram exploradas, desde a nuclear até as hidrelétricas, impulsionando o desenvolvimento do país. Ele chamou a atenção para o hidrogênio verde, que segundo ele, é a “energia do futuro”, uma fonte de energia renovável, sustentável e surge como uma alternativa promissora para a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa e para a transição energética do país.

— Mas por que o hidrogênio verde é tão importante? É o combustível do futuro, de baixa emissão. Por isso tem uma tendência mundialmente aceita e extremamente necessária na preservação do planeta — afirmou.

Confúcio observou que o hidrogênio verde tem potencial para impulsionar a economia nacional, atrair investimentos e gerar empregos. Além disso, de acordo com o parlamentar, sua produção a partir de diversas fontes, como biomassa e energia nuclear, amplia as possibilidades de utilização e aplicação em diferentes setores da indústria e agricultura.

Segundo o senador, o Brasil possui recursos naturais e potencialidades para se tornar um grande líder na produção de hidrogênio verde, mas é preciso agir rapidamente e implementar políticas e incentivos que favoreçam o desenvolvimento dessa fonte de energia. Para ele, o hidrogênio verde representa uma oportunidade para o Brasil se destacar no cenário global, cumprir metas de sustentabilidade e impulsionar a economia de forma sustentável.

— O Brasil não pode novamente ficar para trás diante de tamanha oportunidade. E o que precisamos fazer? Primeiro priorizar a pauta legislativa e o cumprimento das metas e dos acordos sustentáveis mundiais; estabelecer o arcabouço legal necessário; avançar na política pública de incentivos concretos — incentivo seja pelo atributo ambiental, seja pelo quilo de hidrogênio produzido pela ZPE [zona de procesessamento de exportação] integrada —; induzir demanda doméstica, assegurada pelo hidrogênio verde; priorizar os leilões de transmissão para atender o futuro do hidrogênio verde — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Confúcio Moura