Comissão debate desafios para escoamento da safra agrícola brasileira

Da Agência Senado | 01/03/2024, 17h38

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai debater na próxima quarta-feira (6), a partir das 14h, os desafios e gargalos no escoamento da safra brasileira nos próximos anos. Os participantes vão analisar alternativas para enfrentar os problemas logísticos no transporte de grãos no país.

“Os portos brasileiros, públicos ou privados, respondem por mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior. A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, faz-se necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento”, explicou o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), autor do requerimento para a audiência pública (REQ 1/2024 — CRA).

No requerimento, o senador também informa que os portos brasileiros movimentaram 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022, das quais 71% foram provenientes ou destinadas ao mercado estrangeiro. Ele cita ainda levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), segundo a qual 63% das exportações de soja e milho são realizadas por portos localizados nas regiões Sul e Sudeste do país, embora 71% da produção desses grãos esteja concentrada nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. De acordo com o senador, essa disparidade geográfica evidencia a necessidade de ações específicas para expandir a capacidade de escoamento da produção pelo chamado Arco Norte.

Já estão confirmadas na audiência pública as participações de Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e de Ana Paula Gadotti, gerente técnica da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jaime Bagattoli