Zenaide destaca os 92 anos do voto feminino no país

Da Agência Senado | 27/02/2024, 18h25

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destacou os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Ela lembrou que foi em 24 de fevereiro de 1932, com a instituição do primeiro Código Eleitoral do país, que as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas em todo o território nacional. A senadora também exaltou o fato de que coube a uma mulher potiguar, a professora Celina Guimarães, o primeiro voto feminino do país, quatro anos antes do Código Eleitoral, com base em uma lei do Rio Grande do Norte.

Para a senadora, é importante as mulheres participarem mais da política. Ela também pediu que as mulheres leiam mais outras mulheres. A senadora citou como exemplo o grupo de leitura Mulherio de Letras Zila Mamede, da cidade de Natal (RN). O grupo tem reuniões regulares com o objetivo de divulgar e estimular a leitura e promover a literatura escrita por mulheres. O nome é uma referência a Zila da Costa Mamede (1928-1985), jornalista, poetisa e bibliotecária do Rio Grande do Norte.

— Imaginem as dificuldades daquelas que nos antecederam. Hoje, temos muito mais facilidades. Precisamos prestigiar nossas mulheres, que representam 52% da população brasileira — registrou Zenaide, ao discursar no Plenário nesta terça-feira (27).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senadora Zenaide Maia