Chico Rodrigues pede ajuda do governo federal para seca em Roraima

Da Agência Senado | 20/02/2024, 16h50

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (20), a situação da seca no principal rio de Roraima, o rio Branco, que é considerado a maior fonte hídrica do estado. O parlamentar afirmou que Roraima enfrenta risco eminente de escassez de água para consumo humano.

— Estamos em um período de seca extrema e estiagem duradoura. Ao todo, a água do rio Branco é distribuída para 70% da população roraimense e os demais 30% são abastecidos por poços artesianos perfurados em vários pontos da capital, os quais também já tiveram redução de 20% devido a essa crise hídrica. Os últimos anos têm marcado declínio importante no volume de água do rio Branco. Recentemente, o rio baixou 20 centímetros em apenas quatro dias, atingindo o nível de 2 centímetros, o menor índice do ano. Isso significa que corremos o risco de ter que desligar as bombas de captação de água se o nível do rio continuar baixando drasticamente.

O senador classificou a situação como uma tragédia ambiental e afirmou que o estado e os municípios precisam de ajuda do governo federal. Segundo Rodrigues, o retorno das chuvas está previsto apenas para o final de março, o que coloca os setores produtivos em risco.

O parlamentar também destacou que o alongamento do período de seca causa preocupação por conta do aumento das queimadas. Segundo o senador, Roraima já registrou quase mil focos de incêndio desde janeiro deste ano.

— Roraima, que já está em estado de emergência ambiental para risco de incêndios florestais até abril deste ano, teve novamente a decretação de emergência para o período de 2024 a abril de 2025 no último dia 8 de fevereiro. Como se vê, é um período conhecido, de setembro a abril, pelas próprias autoridades federais. Mas é preciso mais do que declarar esta emergência. Precisamos de planejamento e ação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Chico Rodrigues