Izalci critica falta de investimento em segurança e em vacina contra dengue

Da Agência Senado | 19/02/2024, 18h39

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (19), expressou preocupação com a fuga de presos do presídio de segurança máxima do Rio Grande do Norte, ocorrido na Quarta-Feira de Cinzas (14). O parlamentar afirmou que, na opinião dele, o fato é resultado da “falta de planejamento, de manutenção e de interesse em aparelhar a segurança pública no país”. Ele enfatizou a necessidade de aprofundar as investigações para identificar se houve facilitação para a fuga. 

— É evidente que é impossível a esses bandidos (porque a gente viu as imagens) destruir a cela, abrir um buraco numa prisão de segurança máxima e ninguém notar isso, ou tirar a ferragem, fazer barulho. Porque é impossível você fazer um buraco daquele tamanho sem realmente qualquer barulho. A olho nu dá para você ver o movimento. Então, tem que ser apurado mesmo, para a gente ver quem está envolvido — disse. 

Izalci também destacou que espera melhorias na segurança pública do país — como o aumento do efetivo policial e investimentos em tecnologias — para que a população “recupere a confiança no governo”. 

Ao falar sobre o início do ano legislativo, o parlamentar ressaltou que o Congresso Nacional tem uma pauta extensa para ser discutida, com destaque para a implementação do novo ensino médio. Izalci ainda alertou para a situação da dengue no país e cobrou investimentos em pesquisa para o combate à doença. 

— Na Comissão Mista de Orçamento, estávamos lá eu e o Carlos Viana [Podemos-MG] brigando e não conseguimos colocar o recurso para a Universidade de Minas Gerais, que está em fase final da vacina da dengue. Eu fiz uma audiência pública há um ano sobre essa questão da vacina da dengue desenvolvida pela universidade. Então, falta recurso para essas áreas de ciência, tecnologia, inovação e pesquisa — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)