Lucas Barreto questiona Ibama e defende exploração de petróleo no Amapá

Da Agência Senado | 07/02/2024, 18h14

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) destacou, durante pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (7), sua preocupação com a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele questionou as informações divulgadas pelo órgão ambiental sobre um possível vazamento de petróleo a 438 quilômetros da costa do Amapá.

Lucas Barreto defendeu a necessidade de uma análise mais crítica sobre os relatos, considerando "recente ocorrência de divulgação de notícias falsas". O senador também questionou o tempo de resposta das autoridades em situações de emergência ambiental e salientou que, se a Petrobras estivesse operando no Amapá na exploração das bacias de petróleo, a resposta às emergências seria mais eficiente.

— Além da força de apoio permanente, teríamos ainda alta tecnologia de monitoramento de satélite, em tempo real, de embarcações de alta velocidade, além dos necessários recursos para atuar nessas emergências — disse.

O parlamentar também enfatizou o apoio à exploração de petróleo na costa do Amapá, argumentando que a atividade é "essencial para o desenvolvimento da região, com a geração de royalties para todo o Brasil". Ele ressaltou a importância de equilibrar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico.

— O Amapá é o estado mais preservado do mundo e é, ao mesmo tempo, o estado mais rico. O problema é que nos tornaram escravos ambientais. A gente continua falando: "Nós não queremos derrubar uma folha! Não é árvore; é nem uma folha!". O problema é que ninguém consegue viver na Amazônia de clorofila ou de fazer fotossíntese.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)