Senado recebe obra de Vik Muniz sobre ataque de 8 de janeiro

Rodrigo Baptista | 06/02/2024, 16h34

Uma obra do artista plástico Vik Muniz sobre o ataque ao Congresso em 8 de janeiro de 2023 será entregue nesta quarta-feira (7), às 15h30, pelo artista ao Senado e ficará em exposição permanente no Salão Azul, afixada em local próximo à entrada do Plenário da Casa. Intitulado 8 de janeiro de 2023, o painel fotográfico registra uma imagem reconstruída do Palácio do Congresso Nacional a partir de vidro despedaçado, cartuchos de balas e restos de carpete azul coletados após a invasão ao Senado em 2023.

O evento de descerramento de placa e de entrega do painel, que marca a reconstrução do Senado após a depredação causada por vândalos, contará com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, além de Vik Muniz. O artista doou a obra à Casa.

O material foi transportado de Brasília ao Rio de Janeiro (onde fica o ateliê do artista) por um caminhão. Cerca de 4 toneladas de destroços foram disponibilizados para Vik e sua equipe, que começaram a trabalhar na peça em maio do ano passado. De acordo com o artista, a ideia foi elaborar uma espécie de mosaico com os restos do ataque do 8 de janeiro para reconstruir a imagem de um dos principais cartões postais de Brasília: o Palácio do Congresso Nacional.

— Quando o objeto, o material, já vem impregnado de significado, esse material tem a tendência de fazer com que a imagem fique mais empoderada. Nesse caso de trabalhar com o material do 8 de janeiro, acredito que não haja um brasileiro que não tenha visto o que aconteceu em Brasília naquele dia. Quando penso em Brasília, penso naquelas nuvens que parece que você pode pegar com as mãos, aquelas construções futuristas que Niemeyer imaginou. Eu optei por uma imagem que fosse alguma coisa pacífica, familiar, conciliatória. Que as pessoas pudessem ver aquele cartão postal novamente — aponta Vik.

Documentário e livro

Durante a solenidade, será apresentado teaser (uma prévia) do documentário Arte no Caos, produzido pela TV Senado. O documentário apresenta todo o processo de elaboração da obra, no Rio de Janeiro. Um livro sobre o tema também está em fase de produção pela equipe da Agência Senado.

Vik Muniz

Um dos artistas plásticos brasileiros mais renomados da atualidade, Vik Muniz é conhecido pelo uso de materiais inusitados, como chocolate, geleia e sucata. Entre suas obras mais célebres, está a série The Sugar Children (1996), na qual o artista retrata, em açúcar, crianças caribenhas. 

Além da sua atividade artística, Vik está envolvido em projetos sociais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Ele também estrelou Lixo Extraordinário, que foi indicado ao Oscar de melhor documentário e ganhou o prêmio de melhor filme do público no Festival de Sundance.

Nomeado embaixador da boa vontade pela Unesco, o artista construiu no Rio de Janeiro a Escola Vidigal, especializada em arte e tecnologia para crianças daquela comunidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Arte Democracia Senado Federal Vandalismo