Maratona de software para ajudar no processo legislativo é adiada

Da Agência Senado | 20/12/2023, 15h55

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) adiou para fevereiro a apreciação do projeto de resolução que institui o evento Hackathon – Senado Federal, o qual busca estimular mais transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais. A matéria seria apreciada na reunião da comissão desta quarta-feira (20), mas foi retirada de pauta a pedido do próprio relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

O PRS 15/2022 denomina Hackathon o evento destinado a reunir profissionais e estudantes numa maratona de programação com o fim de desenvolver software ou solução tecnológica que atenda a um objetivo proposto. Trata-se de um mecanismo que vem sendo utilizado por instituições públicas e privadas que buscam aprimorar os seus processos por meio de soluções inovadoras, desenvolvidas num curto espaço de tempo. O termo “Hackathon” resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

De autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), o projeto conta com voto favorável de Rodrigues, na forma de emenda substitutiva ( texto alternativo) à proposição. A matéria será encaminhada à apreciação da Comissão Diretora do Senado após a deliberação da CCT.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)