Lula 'desmoralizou o Congresso' na COP 28, diz Seif

Da Agência Senado | 05/12/2023, 19h09

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5), o senador Jorge Seif (PL-SC) criticou a postura do presidente Lula em seus discursos na conferência sobre mudanças climáticas, a COP 28. Segundo o senador, apesar de o Parlamento brasileiro, "numa resposta ágil e cirúrgica", ter decidido pela manutenção do marco temporal (PL 2.903/2023, que impõe diretrizes para a demarcação de terras indígenas), acabou desmoralizado diante de líderes de mais de 120 países que participam do evento.

— O atual presidente da República disse que o Congresso Nacional "são raposas cuidando do galinheiro". É inaceitável que o presidente da República trate este Congresso Nacional, a representação do povo, da Casa do Povo, dos estados, nos equiparando a malfeitores ou maus-caracteres, com uma expressão jocosa e depreciativa desta Casa, que decidiu manter o marco temporal da terra indígena — disse.

O parlamentar criticou a quantidade de pessoas que viajaram na comitiva presidencial para participar do evento realizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Seif também disse que Lula "lavou as mãos" para as negociações para implementação de um tratado entre a União Europeia e o Mercosul, quando não rebateu a fala do presidente francês Emmanuel Macron de que o acordo entre os blocos seria "impossível de ser cumprido".

— O presidente da República falou: "Ah, se não der certo, paciência". Em mais uma atitude de desrespeito, lavando as mãos sobre um acordo tão importante para o agronegócio brasileiro — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)